Em reunião na tarde desta quarta-feira (24), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrrestres (ANTT), o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), foi informado que o trecho da BR-381, que passa por João Monlevade, será duplicado. A informação foi dada por assessores da diretoria da ANTT. Também presente à reunião, o coordenador do Movimento Pró-Vidas na BR-381, Clésio Gonçalves.
Em conversa com o A Notícia, o prefeito Laércio disse que a informação “muda tudo”, já que havia a preocupação de que a chamada Variante Santa Bárbara retiraria o trecho duplicado da rodovia da cidade. “Isso muda tudo, já que a variante era uma preocupação para nosso município”, disse Laércio.
Conforme o prefeito de Monlevade, a ANTT afirmou também que a duplicação do trecho entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, será separada por barreiras de concreto New Jersey em vez de canteiro central. Além das pistas duplas, terceiras faixas serão instaladas em locais de subidas.
Contrato em dezembro
Após leilão realizado em agosto, o contrato entre a ANTT e o grupo vencedor do certame será assinado em 2 de dezembro deste ano. A previsão é que, a partir do dia 2 de janeiro de 2025, comecem obras de melhorias, recapeamentos, pinturas de faixas, além da disponibilidade de serviços de socorros, entre outros. As obras de duplicação devem começar efetivamente em 2026.
Duplicação
A duplicação da BR-381 será entre Caeté e Governador Valadares, passando pela região do Médio Piracicaba. Isso porque o governo federal assumiu o trecho entre Belo Horizonte e Caeté. Inclusive, uma parte já foi licitada e outra está em processo de licitação.
A rodovia é um importante corredor para o escoamento de produtos industriais e interliga os estados de Minas, São Paulo e Espírito Santo. O trecho da concessão abrange 13 cidades mineiras às margens da estrada e outras tantas que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24.733 veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 3,7 milhões de pessoas e promova 80.879 empregos diretos e indiretos.
O projeto inclui a duplicação de 106 quilômetros de rodovia, construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instaladas áreas de escape, pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.