A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) lançou oficialmente, nesta terça-feira (15), em sua sede em João Monlevade, a campanha “Sou Médio Piracicaba”. A iniciativa integra as comemorações pelos 40 anos de fundação da entidade, comemorados em setembro.

A campanha tem como objetivo reforçar a identidade regional e aumentar a representatividade política e social da microrregião junto aos governos estadual e federal. Idealizada pelo presidente da Amepi e prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique (Cidadania), a campanha pretende mobilizar prefeitos, lideranças políticas, moradores e toda a sociedade civil em torno do orgulho de pertencer ao Médio Piracicaba — uma região rica em culturas, histórias, e essencial na cadeia produtiva do aço exportado para o mundo, sendo uma das maiores potências em minério de ferro do país.

Identidade e valorização regional

“É preciso se identificar como Médio Piracicaba, despertar o sentimento de pertencimento à nossa região. Precisamos valorizar nossa história, nossa memória e nossa identidade. A AMEPI vai desenvolver ações para que essa identidade se fortaleça e permaneça. Eu sou Médio Piracicaba”, afirmou Augusto Henrique durante o lançamento, junto a prefeitos, jornalistas, influenciadores digitais, vereadores e representantes de entidades.

A campanha também reforça a importância da autodeclaração territorial, fundamental para a valorização e o reconhecimento enquanto região do estado de Minas Gerais. Através da AMEPI, há 40 anos, a união dos municípios em torno de pautas comuns é vista como um passo essencial para atrair investimentos e ampliar a voz política da região.

Divulgação – Amepi

Divulgação

A campanha “Sou Médio Piracicaba” será amplamente divulgada nas redes sociais, mídias locais e regionais, além de eventos oficiais ao longo de todo o ano, como parte das ações comemorativas das quatro décadas da Amepi. Pra celebrar, foi lançada uma camisa com a logo e o tema da campanha. Em breve, será lançado um e-commerce para vendas de produtos com o tema “Sou Médio Piracicaba”.

Conforme o presidente Augusto, a mobilização em torno da identidade regional é um convite para que todos que vivem e atuam no Médio Piracicaba assumam com orgulho essa origem e se tornem multiplicadores da força e das potencialidades da região. “Vamos precisar de todos na divulgação desta marca. Vamos juntos valorizar a nossa região, fortalecer nossas cidades e continuar trilhando um caminho de progresso. Venha conosco nesta campanha pelo Médio Piracicaba”, conclama o presidente.