O mês de maio chega com força total em Itabira e traz uma programação cultural diversificada e gratuita promovida pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Serão 23 dias de atividades e mais de 20 atrações, que incluem música, tradição, literatura, artes visuais, declamação de poemas, cinema e muito mais.

O grande destaque do mês é a celebração dos 40 anos da FCCDA, no dia 31 de maio, com uma programação especial que ocupa diferentes espaços culturais da cidade, reunindo apresentações artísticas, intervenções, exibições e encontros.

Siga o Jornal A Notícia no Instagram, clique aqui…

A superintendente da FCCDA, Vanessa Faria, destaca a importância desse momento. “Celebrar os 40 anos da Fundação é reconhecer o valor da cultura na construção da identidade itabirana e renovar o compromisso com o acesso à arte, à memória e ao conhecimento. É um momento de olhar para tudo o que já foi feito e projetar um futuro ainda mais participativo, criativo e transformador. Cultura não é apenas herança, é movimento, é pertencimento”, destacou.

A agenda inclui o Laboratório de Performance Musical, que oferece aos alunos da Escola Livre de Música de Itabira uma vivência completa de palco, com foco em dicção, interpretação, postura e presença cênica. O tradicional Sarau Literomusical une música ao vivo, leitura de textos e declamação de poemas, ampliando o diálogo entre palavra e som.

Outros destaques são a exibição de curtas produzidos por alunos e de um documentário inédito sobre os 40 anos da Escola Estadual Marciana Magalhães, além da conversa-show com a instrumentista e compositora Maria Bragança, proporcionando uma experiência educativa e sensível sobre arte e cultura.

A programação também contempla ações no Centro de Convivência InterAgir, da rede de saúde mental, gravação de shows e eventos realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

 

Além da programação especial de maio, Itabira oferece ao público espaços culturais que preservam sua história e identidade, como o Memorial Carlos Drummond de Andrade, a Casa de Drummond, a Casa do Brás, a Fazenda do Pontal, o Museu de Território Caminhos Drummondianos e as bibliotecas públicas.