São Gonçalo do Rio Abaixo venceu duas categorias, Educação e Meio Ambiente, no Prêmio Nacional Municípios Mineradores. Idealizado pelo Ministério das Minas e Energia em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública, a premiação coloca o município como destaque nacional em mais uma edição. Disputaram o prêmio 200 municípios mineradores de todo Brasil e a premiação foi entregue em Brasília, na quarta-feira (20).

 

Como na edição 2022 São Gonçalo foi recordista em indicações. Das oito categorias, o município concorreu em seis, por ter práticas consideradas exemplares nas áreas de: Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Proteção Social.

 

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), compareceu à solenidade acompanhado dos gestores de todas as pastas indicadas ao prêmio. Ele ressaltou a satisfação com tantas indicações à final. “Diante dos critérios estabelecidos para essa premiação, só de estar entre os finalistas demonstra o reconhecimento da busca contínua por uma gestão responsável, utilizando os recursos da mineração na promoção do desenvolvimento sustentável visando a qualidade de vida dos são-gonçalenses”, frisou.

 

Resultado positivo

 

Para o chefe do Executivo, o resultado foi considerado positivo, pois é fruto da dedicação diária de todos os funcionários e secretários. Conforme o prefeito, todos colaboram  e se dedicam para uma gestão de resultados, focada no bem estar da população, com oferta de serviços públicos de qualidade.

 

Itabira é bicampeã em Gestão

 

O município de Itabira venceu, pela segunda edição consecutiva, na categoria Gestão. Especificamente neste grupo, o Prêmio avaliou aspectos fundamentais. Os avaliadores citaram ações como o Plano de Metas, a integração das secretarias em eixos relacionados, a valorização dos servidores públicos, a participação popular nas decisões, o acompanhamento sistêmico de todos os projetos e a visão a longo prazo da gestão.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) recebeu a premiação e falou com orgulho do prêmio. Ele dividiu o êxito com secretários municipais e servidores públicos. “A categoria Gestão premia um pilar fundamental para o sucesso de uma administração municipal. É para que todos sintam muito orgulho. Muito feliz, em nome de todo povo de Itabira, em erguer este troféu pela segunda vez. Significa muito para a nossa caminhada em prol de uma cidade justa e sustentável e de um território minerador que possa promover também a diversificação econômica”, declarou o prefeito.