Medida contraria presidente da legenda Andréia Brito
O professor Werton Santos (PSB) lançou-se como pré-candidato à Prefeitura de Monlevade. Nos últimos dias, ele tem divulgado pelas redes sociais imagens que anunciam a sua intenção de postular a cadeira de prefeito. Em conversa com o A Notícia, ele diz que está planejando apresentar “um fortíssimo grupo de candidatos a vereadores”, contando com o apoio da presidente da agremiação em Monlevade, Andréia Brito.
No entanto, a própria Andréia Brito tem um discurso completamente distinto. Ela afirmou que o Partido Socialista Brasileiro está alinhado e apoia a reeleição de Laércio Ribeiro (PT). Inclusive, atualmente, ela trabalha na gestão municipal.
Caso Werton insista em sua pré-candidatura, diz a presidente municipal, ele será convidado a retirar-se do partido: “Isso é uma incompatibilidade política”. Segundo Andréia, a mesma postura será tomada com todo filiado que se manifeste como pretendente a ser prefeito.
Werton Santos já teve um intento frustrado de candidatura. Em 2020, membro do antigo Partido Social Liberal (PSL), ele chegou a ser anunciado como vice na chapa encabeçada pelo empresário Delci Couto (PSB).
No entanto, a cúpula liberal vetou a parceria, alegando uma diretriz nacional que proibia qualquer coligação com os socialistas. Delci candidatou-se tendo como companheira a própria Andréia Brito, sua companheira de partido.