Na reunião ordinária desta quarta-feira (19), os vereadores de João Monlevade aprovaram um novo projeto de lei que viabiliza mais investimentos no Distrito Industrial da cidade. A proposta, encaminhada pelo governo do prefeito Laércio Ribeiro (PT), recebeu amplo apoio dos vereadores. Incluindo membros da oposição, que reconheceram os avanços promovidos pela atual gestão na infraestrutura do local nos últimos anos.

O projeto autoriza a Prefeitura a realizar obras de pavimentação, redes de energia e saneamento, além de regulamentar as áreas cedidas às empresas já estabelecidas. Também estabelece critérios para futuras concessões, garantindo um ambiente favorável para a expansão industrial e geração de empregos. Com essa iniciativa, a expectativa é que o Distrito Industrial de João Monlevade continue crescendo, fortalecendo a economia local e atraindo novos investimentos para a cidade.

Durante a votação, os parlamentares destacaram que o distrito foi negligenciado por administrações anteriores. Porém, ressaltam que, nos últimos quatro anos, houve um esforço significativo para torná-lo mais atrativo para empresários, devido aos investimentos do governo Laércio.

Até o líder da oposição, o vereador Sinval Jacinto Dias (PL), ressaltou que a atual administração tem feito o que nenhum outro governo conseguiu. “O distrito foi criado há muitos anos, mas não recebeu a estrutura adequada. Agora, finalmente, vemos um caminho para atrair novas empresas”, afirmou. Vale lembrar que Sinval sempre foi grande defensor das gestões de Carlos Moreira (2001 – 2004 e de 2005 – 2008); de Teófilo Torres (2013 – 2016) e de Simone Carvalho (2017 – 2020).

Por sua vez, o líder do governo na Câmara, Belmar Diniz (PT), reforçou que a proposta do projeto é regularizar a situação das empresas já instaladas no Distrito, além de incentivar novos investimentos.

Já Bruno Cabeção (Avante) expressou sua satisfação em votar favoravelmente a um projeto que visa o desenvolvimento da cidade aumentando o emprego e renda. Ainda em sua fala, Bruno destacou o papel da Casa, que segundo ele foi importante para que o Distrito pudesse receber políticas públicas de desenvolvimento. Ele também mencionou as melhorias realizadas na área, como investimento do governo em aproximadamente R$1 milhão em infraestrutura, regularização dos terrenos adjacentes, e as ações junto a Gasmig para liberar pontos de gás no local, entre outros.

Os vereadores Marquinho Dornelas (Republicanos) e Vanderlei Miranda (Podemos) endossaram as falas de Bruno no que diz respeito a participação da Câmara na construção dessa nova história do Distrito Industrial, por meio de discussões e iniciativas. “Foi nesta Casa, por exemplo, que demos a identidade ao Distrito, com a denominação das ruas que contribuiu para a criação do CEP para que os empresários pudessem receber correspondências”, falou Vanderlei.

A vereadora Maria do Sagrado (PT) se declarou favorável à proposta e expressou sua alegria em apoiar o projeto, reconhecendo o avanço significativo desde sua chegada à Casa. Ela parabenizou o Executivo pelas melhorias realizadas no Distrito, que, segundo ela, há muito tempo carecia de investimentos.

Comissões da Câmara

 

O vereador Leles Pontes (Republicanos) enfatizou o engajamento das Comissões para analisar a proposta para que ela fosse votada o quanto antes. Já Revetrie Teixeira (MDB) compartilhou suas visitas ao Distrito com a Comissão de Legislação e Justiça no mandato anterior e destacou o grande potencial da área, além de sugerir que seja também considerada a infraestrutura ambiental do local. Thiago Titó (MDB) manifestou o desejo de ver o Distrito crescendo ainda mais, tonando-se referência na região, o que, segundo ele, resultaria em maior arrecadação, emprego e renda para a população.

Por fim, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), reforçou as falas dos vereadores sobre a importância do Distrito e destacou a necessidade de atrair grandes empresas para a cidade, a fim de evitar que o município dependa exclusivamente da arrecadação da ArcelorMittal. “Estamos promovendo o desenvolvimento econômico do município. O distrito já passou por melhorias e, com esse projeto, vamos avançar ainda mais”, disse.