As eleições do último dia 6 renovaram não apenas a composição, mas também a dinâmica partidária da Câmara Municipal de João Monlevade. Com sete novos integrantes, o Legislativo vê também mudar a distribuição de suas cadeiras entre as agremiações. A partir de janeiro, oito partidos estarão representados no parlamento monlevadense, enquanto sete legendas filiam os atuais vereadores.

Atualmente, o Partido Liberal (PL) não tem parlamentares, mas contará a partir de janeiro com Dr. Sidney e Sinval da Luzitana. O Partido Progressistas (PP) e o Cidadania também não estão representados na atual formação, mas a próxima legislatura terá, respectivamente, Carlinhos Bicalho e Sassá Misericórdia. O Partido dos Trabalhadores (PT) já conta com Belmar Diniz, agora reeleito, e terá o reforço de Professora Maria do Sagrado.

Outros partidos, todavia, verão sua representação encolher ou acabar na casa legislativa. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) deixarão o parlamento monlevadense com as derrotas de Tonhão e Gustavo Prandini. Outras três legendas, atualmente com três vereadores cada um, terão apenas dois na próxima legislatura.

O Republicanos conseguiu reeleger Professor Leles Pontes e Marquinho Dornelas, mas não Gustavo Maciel. O mesmo aconteceu com o Podemos, que perdeu Pastor Lieberth, mas manteve Fernando Linhares e Vanderlei Miranda. Já o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) renovou os mandatos de Revetrie Teixeira e Thiago Titó, mas não o de Rael Alves.

O único partido a manter a sua quantidade de cadeiras é o Avante, que será a maior legenda na próxima legislatura. Nas eleições de domingo, a agremiação não reelegeu Percival Machado e Doró da Saúde, mas manteve o mandato de Bruno Cabeção e ainda trouxe Zuza do Socorro e Alysson Enfermeiro.

Como está

Partido Qtde. Vereadores
Avante 3
MDB 3
PCdoB 1
PDT 1
Podemos 3
PT 1
Republicanos 3

 

Como ficará

Partido Qtde. Vereadores
Avante 3
Cidadania 1
MDB 2
PL 2
Podemos 2
PP 1
PT 2
Republicanos 2