A Prefeitura de João Monlevade divulgou nesta quinta-feira (20) um comunicado, informando sobre o completo restabelecimento do transporte escolar público na cidade. As linhas que ainda estavam paradas voltam a circular já nesta quinta-feira, após uma semana de paralisação e muitas queixas das famílias.

Na madrugada da quinta-feira da semana passada (13), a garagem da Enscon, no bairro Sion, foi invadida por marginais, que levaram os módulos da central eletrônica de quatro ônibus das linhas regulares e de vários das “rotas” escolares. Sem esses componentes essenciais, os coletivos não podem funcionar.

Até a sexta-feira (14) circularam apenas as linhas escolares 19, 30 e 40 e os coletivos que atendem à Escola Municipal Efigênio Mota (EMEM) e à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Na segunda-feira (17), voltaram às ruas as linhas 2, 12, 20, 21, 25, 29, 33 e 40A, e na terça-feira (18) as “rotas” 18, 22, 26 e 34. Ao longo da semana, a Prefeitura afirmou que mantinha a cobrança sobre a Enscon para que o serviço fosse restabelecido o mais brevemente possível.