A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na manhã de hoje (4) uma audiência pública sobre a rede de proteção e Defesa Civil no município. O encontro foi solicitado pelos vereadores Belmar Diniz (PT) e Thiago “Titó” (MDB), e discutiu a prevenção e o atendimento em emergências e desastres.

Belmar informou que foi entregue a todos os presentes um questionário com algumas situações do dia a dia. Segundo ele, a ideia é que a cada um apontasse qual entidade deveria ser acionada em caso de acidente, afogamento, incêndio, atropelamento de animal, entre outros: “São situações diversas que muitas vezes, devido ao pânico no momento, as muitas opções de socorro no município, ou a falta de informação, as pessoas não sabem a quem recorrer”.

Thiago Titó reiterou as dúvidas constantes da população em relação ao acionamento dos profissionais em caso de urgência e emergência: “Sabemos que há um trabalho coletivo, mas é importante que a população conheça as entidades e suas funções para que o socorro seja realizado de forma imediata, sem ocasionar conflitos na busca de ajuda”.

A reunião contou com representantes de diversos órgãos públicos e privados, que explicaram sobre o funcionamento das instituições e como elas atuam na cidade, além dos também vereadores Fernando Linhares (Podemos) e Gustavo Maciel (Republicanos).

Sugestões

Durante a audiência, foi sugerida a confecção de um material de forma simples e direta com os principais casos e os contatos telefônicos para socorro, para ser amplamente divulgado pelas entidades, Prefeitura, Câmara e imprensa. Também foi sugerido que as informações fossem divulgadas nas contas de água.

Os presentes apontaram a importância da capacitação dos servidores em relação aos primeiros-socorros nas escolas e locais com grande número de pessoa. Além disso, ele sugeriu ações para conscientização ambiental mais eficientes, criação de uma legislação mais rígida relacionadas aos crimes ambientais e a criação de uma Central Única para atendimentos emergenciais.

Segundo Belmar Diniz, a união dos órgãos da Defesa Civil é necessária para a gestão e para atendimento mais eficiente dos mais variados casos. “A vida é sempre prioridade e um bom atendimento transmite uma segurança nos momentos mais tensos e inesperados”.