Quatro candidatos a vereador estão fora da corrida eleitoral em João Monlevade. Eles tiveram os seus registros de candidatura indeferidos permanentemente, e não poderão mais recorrer para disputarem o pleito deste ano.
As informações estão publicadas no site Divulgacand, que mostra dados dos candidatos. Geraldo Gomes da Silva, o “Geraldo da Saúde” (PSB), ele foi retirado da disputa por ter uma condenação criminal. Maria Aparecida dos Santos Cota, a “Marilene do Salão” (Solidariedade), tinha um débito por ausência às urnas e não pode concorrer.
A Justiça Eleitoral também eliminou duas candidaturas por dupla filiação, o que é vedado pela legislação. Iza Maria Cota, a Iza Cota, concorria pelo Partido Progressistas (PP), mas também estava filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Já Raimundo Jorge dos Santos, o “Falcão”, mesmo concorrendo pelo Solidariedade, permanecia nas listas do Partido Renovação Democrática (PRD). Com isso, Monlevade terá 189 candidatos concorrendo a uma das 15 cadeiras do Legislativo. São 12,6 nomes disputando uma vaga.
Prefeitos e vices deferidos
Já aos cargos do Executivo, os cincos candidatos a prefeito e cinco candidatos a vice tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. Portanto, as chapas de Conceição Winter e Mateus Braga (ambos do PDT); Gustavo Breguez e Carlos Cota (ambos do PP); Laércio Ribeiro (PT) e Dorinha Machado (MDB); Luiz Carlos e Isabel (ambos do PP) e Zé Roberto e Ceceli do Ferro Velho (ambos do Novo), estão aptos para concorrer.