Desde a última sexta-feira (30) está no ar o Horário Eleitoral Gratuito nas emissoras de rádio de João Monlevade. Às 7h e 12h, as emissoras interrompem a sua programação por dez minutos para veicular os programas dos candidatos. A ordem e a duração das inserções, produzidas e sob responsabilidade dos partidos políticos, foram previamente definidas pela Justiça Eleitoral.

No entanto, nem todos fizeram uso imediato desse direito. Até a manhã desta terça-feira (3), apenas Conceição Winter (PDT) e Laércio Ribeiro (PT) transmitiram seus programas. Os espaços reservados para Gustavo Breguez (PP) e Luiz Carlos (PL) ainda não foram usados. Neles, a Justiça Eleitoral transmitiu comerciais sobre o e-Título. O partido Novo, de Zé Roberto, não tem direito ao Horário Eleitoral Gratuito, pois não tem bancada na Câmara dos Deputados.

A campanha de Gustavo Breguez informou que houve um atraso nas gravações e que os programas serão providenciados. Já a coordenação de Luiz Carlos, não atendeu às ligações da reportagem e não respondeu as mensagens.

Conforme acordado com a Justiça Eleitoral, o programa é gerado pela Alternativa FM e retransmitido pelas rádios Global, Líder e Comunicativa, todas sediadas no município. A propaganda eleitoral para vereador é transmitida nos intervalos da programação das emissoras.