A segurança da “ponte Torta”, no trecho de João Monlevade da BR-381, voltou a ser alvo de contestações. No último fim de semana, circulou pelas redes sociais um vídeo que mostra supostas rachaduras profundas na estrutura da construção, que alegadamente colocariam em risco a segurança dos motoristas, passageiros e transeuntes. O temor alimentou-se do medo de que se repetisse o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido na divisa entre os estados do Maranhão e do Tocantins no último dia 22, matando dez pessoas e deixando três desaparecidos.

Todavia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local, coletando fotos e vídeos da situação. O órgão enviou esse material ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), solicitando uma avaliação mais profunda para afastar qualquer risco e garantir a segurança da estrutura.

O jornalista Lindiomar Reis, que é socorrista do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave), publicou no domingo (29) um vídeo em suas redes sociais, no qual classifica a informação da rachadura como fake news, ou seja, um boato. Reis esclareceu que a dita rachadura não existe na “ponte Torta”, pois, se uma rachadura daquela proporção estivesse na estrutura, a ponte já estaria interditada.

O socorrista recordou a existência das “juntas de dilatação”, um recurso previamente calculado na construção de pontes para prevenir danos advindos das mudanças de temperatura, e que é completamente diferente de uma rachadura provocada por desgaste ou má conservação. Ele ainda explicou que, muitas vezes, é colocado asfalto sobre as juntas, que acaba trincando pelo uso, o que não indica risco. Lindiomar Reis ainda criticou a disseminação de pânico através das redes sociais.

Histórico da ponte

Localizada no quilômetro 350 da BR-381, muito próxima ao entroncamento com a BR-262, a “ponte Torta” é uma obra da década de 1970, com apenas uma faixa em cada sentido, que passa sobre a avenida Vereador João Braga, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e o rio Piracicaba. A mureta de proteção para pedestres é baixa, não chegando sequer à cintura de um adulto, e está quebrada em alguns pontos. O fluxo de veículos, incluindo carretas e caminhões, é quase sempre intenso, pois a BR-381 é estratégica para a ligação do Sudeste com o Nordeste brasileiro.

No dia 4 de dezembro de 2020, um ônibus saído da cidade alagoana de Mata Grande com destino a São Paulo despencou da ponte, caindo sobre a ferrovia, matando 19 pessoas. Em 13 de janeiro do ano seguinte, um caminhão que transportava asfalto caiu dentro do rio, matando seus quatro ocupantes. Em 1º de agosto de 2021, um outro caminhão, que transportava pranchas de madeira, desceu o barranco logo a seguir ao entroncamento, matando três pessoas.