O Partido Liberal (PL) realizou na tarde desse domingo (23) um encontro de filiados e pré-candidatos em João Monlevade. O evento ocorreu no bairro Industrial, e reuniu lideranças, ativistas, membros e simpatizantes, como parte da preparação e solidificação da legenda para as eleições de outubro.

O presidente da sigla no município, Luiz Carlos Freitas, destacou os valores defendidos pelo PL, sintetizados pela frase “Deus, Pátria, Família e Liberdade” estampada na camiseta que vestia. Ele ainda pontuou que a agremiação é a única legitimamente de direita no Brasil: “Outros partidos possuem pessoas de direita, mas também possuem cargos no governo federal”.

Durante o encontro, foram exibidos vídeos com mensagens de apoio do deputado estadual Gustavo Santana e do federal Nikolas Ferreira, gravados especialmente para os liberais monlevadenses.

Críticas

Luiz Carlos criticou a situação da saúde, da assistência social, da saúde e do transporte escolar e regular em João Monlevade: “O poder público tem a obrigação de tratar dos seus necessitados, mas de uma forma diferente do que a esquerda faz”. Ele também criticou a concessão do prêmio Band Cidades Excelentes à gestão de Laércio Ribeiro (PT): “Será que ouviram a população da cidade para saber se, realmente, a gestão que está aqui nos agrada?”.

Oposição

O policial civil aposentado ainda negou que o grupo da oposição esteja dividido ou fraturado: “O trabalho de tentar unir as pessoas em torno de uma candidatura para a disputa de João Monlevade tem sido feito há um ano e meio. Formatamos um grupo com vários partidos, e conversas bem alinhadas. Não rachou não”. Luiz Carlos ainda apregoou pacificação e conciliação, unindo todas as forças opositoras para apear a esquerda da Prefeitura monlevadense: “Dos meus valores, da minha honra e do meu caráter eu nunca abrirei mão”.

Freitas se encontrou com o ex-prefeito Carlos Moreira no dia 5 de junho. Segundo ele, a convite do radialista. Á época, o encontro provocou mal-estar, inclusive com a insatisfação pública o pré-candidato a prefeito do PP, Gustavo Breguêz.

Porém, Luiz Carlos fala em união para derrotar a “esquerda” da cidade, e repele as críticas pela reunião na casa do casal de ex-prefeitos, citando que houve boas e más ações nos dois governos de Moreira e na gestão de Simone Carvalho (PTB, 2017-2020): “Apoio não significa submissão”, reafirma.

Abstenção

Ele ainda mencionou que 22 mil cidadãos, cerca de 36% do eleitorado monlevadense, não votaram para prefeito em 2020, quantidade cerca de 50% maior que a votação do atual prefeito: “As pessoas não acham mais quem as represente. As pessoas não confiam mais nos políticos” No entanto, o próprio Luiz Carlos disputou as últimas eleições a prefeito, recebendo 3.551 votos (cerca de 8,8%).

Pré-candidatura

Ao A Notícia, Freitas confirmou que o PL lançará a lista completa à Câmara Municipal, com 16 candidatos ao Legislativo. Ele ainda reiterou que mantém a sua pré-candidatura a prefeito, assim como as conversas com as demais forças de oposição em torno de uma única candidatura.

Segundo Freitas, pesquisas indicarão qual é o candidato mais popular na opinião do eleitor. Sobre o ideário político do Partido Liberal, que assumiu como um grupo de direita, ele diz: “Isso não é uma pauta ideológica, é uma pauta de valores, e dos nossos valores nós não abrimos mão”.

Por fim, ele conclamou ao apoio da comunidade: “A direita em João Monlevade tem e terá um representante com candidatura à Prefeitura Municipal de João Monlevade. A população precisa acreditar nessa candidatura, e as pessoas precisam ir às urnas votar”, conclama.