Os partidos políticos iniciaram no último sábado (20) as convenções para oficializar os seus candidatos nas eleições deste ano. Até o fechamento desta edição, dois partidos publicaram suas atas na plataforma DivulgaCand, da Justiça Eleitoral: o Podemos e o Avante, ambos ligados à base do atual governo.
Como esperado, eles sacramentaram o apoio à chapa encabeçada pelo atual prefeito, Laércio Ribeiro (PT) com a ex-vereadora, Dorinha Machado (MDB) como vice.
As atas indicam a formação de uma coligação denominada “Monlevade em 1º Lugar”, formada por 13 partidos políticos que fazem as convenções nos próximos dias. O MDB, de Dorinha Machado, deve se reunir amanhã (27) e o Partido dos Trabalhadores, do prefeito Laércio Ribeiro, reúne-se às 8h do sábado (3).
Oposição
O partido Novo, que lançou a pré-candidatura do empresário José Roberto Fernandes, realiza sua convenção na próxima quinta-feira (1º), às 18h30. Postulando a ex-vice-prefeita Conceição Winter, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) também convenciona no dia 3 de agosto, mas às 9 horas.
Segundo o empresário e pré-candidato Luiz Carlos Freitas, a comissão do Partido Liberal (PL) iria se reunir na noite de ontem (25), quando esta edição já estava concluída, para decidir a data de sua convenção e outros temas. O Partido Progressistas (PP), do também empresário Gustavo Breguez, ainda definirá a data do ato partidário.
O prazo para realizar as convenções eleitorais termina no dia 5 de agosto. O procedimento é obrigatório pela legislação eleitoral, e na prática, sacramenta os nomes que estarão na corrida pelos votos. Nos encontros, os partidos de oposição devem anunciar quais serão seus candidatos a vice-prefeitos, ainda não revelados até o fechamento desta edição.