Ex-prefeito está inelegível e articula grupo para enfrentar Laércio
Representantes de partidos que são oposição ao atual governo municipal reuniram-se com o ex-prefeito Carlos Moreira, sua esposa, a também ex-prefeita Simone Carvalho, e aliados na noite de quarta-feira (5). O encontro foi a primeira aproximação do casal de políticos, para alinhar uma provável coalizão para as eleições de outubro. Informações de bastidores dão conta de que o nome de Simone é cotado a integrar alguma chapa, como pré-candidata a vice. Isso consolidaria o apoio de Moreira ao grupo opositor.
Além dos anfitriões, estiveram presentes os ex-vereadores Will Jony Gomes Nogueira e Zezinho Despachante, e os pré-candidatos Luiz Carlos Freitas (PL), Djalma Bastos (PSD) e Gustavo Breguez (PP), além do presidente do PP, Marcílio Breguez. O encontro também reuniu lideranças dos partidos Liberal (PL), Progressistas (PP) e Social Democrático (PSD), base da direita em João Monlevade, e do Solidariedade e do Partido da Renovação Democrática (PRD), ligados a Moreira.
Conforme divulgado pela Global FM, da qual o ex-prefeito é diretor, os presentes colocaram seus nomes à disposição para concorrerem às eleições deste ano. Eles também se comprometeram a renunciar às suas candidaturas em benefício daquele que melhor pontuar em futuras pesquisas para escolha do candidato do grupo.
Articulação contra “racha”
A reunião serviu para que o radialista e ex-prefeito se aproximasse ao grupo opositor ao governo de Laércio Ribeiro (PT). O chamado grupo da “direita” acredita que, dessa forma, teria mais chances na disputa eleitoral. Até porque, isso evitaria um possível “racha”, que os enfraqueceria, favorecendo o atual prefeito.
Conforme já divulgado, eventuais suportes de políticos de expressão estadual e nacional também foram destacados no encontro. Entre esses, o do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e até o expresidente Jair Bolsonaro, esperado por integrantes do PL para vir à cidade. O encontro, segundo apurado, também serviu para debater os problemas da cidade, como o transporte público e a saúde. No entanto, ainda não há nenhuma chapa formada.
Uma nova reunião deve ocorrer na próxima semana para novos ajustes. Conforme a Global FM, todos os pré-candidatos serão convidados. Isso incluiria Conceição Winter (PDT), que estava em reunião na capital, e José Roberto Fernandes (Novo), que lançara sua pré-campanha no dia anterior e não fora convidado.