A afirmação é de Laércio Ribeiro (PT), prefeito reeleito de João Monlevade. Em entrevista ao A Notícia, ele compartilha suas reflexões sobre a vitória e os planos para o próximo governo.
Para chegar ao terceiro mandato, Laércio destaca o trabalho realizado na administração atual como a chave para sua reeleição. O petista também aborda suas prioridades para o futuro, a relação com a Câmara Municipal, e como pretende articular parcerias com os governos federal e estadual. Com um foco claro na justiça social e no desenvolvimento da cidade, Laércio Ribeiro quer transformar João Monlevade em um lugar melhor para os cidadãos. Confira:
O senhor chega ao terceiro mandato em João Monlevade. A que atribui mais essa vitória?
Acredito que três fatores foram fundamentais: primeiro o trabalho que desenvolvemos frente à Prefeitura nos últimos anos, como a organização da administração, o aumento da arrecadação municipal, o pagamento em dia dos funcionários e fornecedores e a realização do maior conjunto de obras na cidade nos últimos tempos. Em segundo lugar, a nossa capacidade de trazer outros partidos para a base. E, por último, o reconhecimento da população que se envolveu conosco durante a campanha.
Em seu próximo governo, o que fará diferente em relação ao atual? Como será o Laércio 3?
Vamos continuar o mesmo ritmo de trabalho aprovado pela população. Terminar e colocar em funcionamento as estações de tratamento de esgoto; continuar investindo no Parque do Areão; acompanhar a construção do Instituto Federal – quarta-feira (9) assinamos a doação do terreno autorizado pela Câmara; transferir as feiras que funcionam perto da Igreja Sagrado Coração para a rua do Andrade, em comum acordo com os envolvidos; cuidar do trânsito; buscar parcerias para os problemas das enchentes e desassoreamento do Rio Piracicaba; continuar investindo para melhorar o abastecimento de água; participar do programa Minha Casa Minha Vida; construir uma creche e mais uma unidade de saúde; instalar o Caps AD (álcool e drogas), além de continuar investindo muito na saúde, educação e assistência social.
Como será a sua relação com a Câmara Municipal eleita?
Teremos uma relação de diálogo constante com todos os vereadores, respeitando a autonomia da Câmara como foi feito neste mandato e mantendo parcerias importantes para a população.
Como espera a relação com os vereadores dos partidos de oposição?
As diferenças partidárias são salutares, principalmente se forem a serviço da maioria da população. De nossa parte trabalharemos atendendo principalmente a população menos favorecida.
O senhor pensa em mudar secretários?
O assunto ainda não foi discutido. É natural em um novo governo mudanças. Novos partidos agregados na disputa têm a oferecer também pessoas qualificadas para a administração.
E a liderança do governo na Câmara, continuará com o vereador eleito Belmar Diniz?
Ainda não conversamos a respeito. Belmar é uma pessoa experiente, acompanhou de perto este governo. Ele tem todas as qualidades e a minha confiança para continuar sendo meu líder lá na Câmara.
O governo Lula, do seu partido, anunciou investimentos importantes para João Monlevade (IFMG, CAPS, Creche). E como será essa parceria na próxima gestão?
Manteremos o contato constante com o governo federal, por meio dos deputados dos partidos coligados ou diretamente com o presidente Lula, que é nosso amigo particular e tem um afeto muito grande por João Monlevade desde os tempos sindicais.
Como será a sua relação com o governo estadual de Romeu Zema?
Manteremos a relação de diálogo e respeito que tivemos até então, principalmente quando o governo atuar em defesa dos interesses da população de João Monlevade e região. Já recebemos o governador aqui e já estive com ele outras vezes.
Como será a sua articulação com deputados e senadores de diferentes partidos?
Vamos atuar como de costume, ou seja, aceitando as contribuições financeiras ou políticas que os deputados e senadores direcionarem à nossa cidade. E vamos continuar levando projetos importantes para eles em Belo Horizonte e Brasília como temos feito.
Em seu governo atual, o vice Fabrício Lopes foi seu “braço direito”. Ele terá algum papel na próxima gestão? Qual?
Fabrício é uma pessoa importantíssima para o nosso governo e reeleição. Tenho a maior confiança nele. Não houve qualquer acordo anterior, mas quero o Fabrício exercendo um papel fundamental neste novo governo. Com certeza ele executou um trabalho relevante e nesta próxima gestão dará continuidade.
E a vice eleita, Dorinha Machado? Como ela vai participar do governo?
Nos meus governos, o vice tem papel atuante. Confio na Dorinha. Acompanhei os seus trabalhos na Câmara e Assistência Social e ela terá papel importante neste novo governo.
E qual é o maior desafio da próxima gestão?
O maior desejo é juntos transformarmos nossa cidade no melhor lugar para se viver com saúde, segurança, bem-estar, educação, respeito às diferenças e sobretudo justiça social.
Aproveito o espaço e agradeço ao jornal A Notícia pela oportunidade, aos mais de 25 mil eleitores pela confiança, à minha família por concordar com essa minha missão mais quatro anos e à Deus por me dar saúde e paz. Um abraço a todos os 80.190 habitantes de nossa querida João Monlevade.