O Conselho Tutelar de João Monlevade está com uma nova presidente. Marília Andréia dos Santos Lucindo passa a liderar o grupo, tendo como vice Lícia Maria Cota. Marília foi eleita no início de janeiro como a nova presidente, desempenhando a função por um ano, período prorrogável por mais 12 meses. Além de presidente do órgão, no qual está pelo segundo mandato, Marília é acadêmica de Pedagogia e ministra aulas da Escola Bíblica Dominical (EBD).

O Conselho Tutelar de João Monlevade também é composto por Inês Terezinha Cândido, Ângela Maria Donato e Deusdete Oliveira Belo. O órgão funciona na rua Virgílio Lima, 84, no bairro Lucília. Seus telefones são (31) 3859-0620, (31) 3859-0621 e (31) 99449-0205.

Divulgação

O Conselho Tutelar é um órgão eleito diretamente pelo cidadão, e as votações ocorrem no ano entre as eleições nacionais e municipais. A mais recente ocorreu em 2023, e a próxima decorrerá em 2027. O mandato dos atuais conselheiros tutelares, que é de quatro anos, expira no dia 10 de janeiro de 2028.

O que faz o Conselho Tutelar

Segundo o governo federal, são atribuições dos conselheiros tutelares atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados; encaminhar situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade; prover orientação, apoio e acompanhamento temporários; verificar matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento de ensino; incluir serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; solicitar tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; incluir programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências.