A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, através da Vigilância em Saúde (Visa), iniciou nesta quarta-feira (31), o Serviço de Mapeamento e Tratamento através de Drone. O trabalho, conforme apurado pelo A Notícia, será realizado pela empresa Aero Engenharia, vencedora do processo licitatório.
O objetivo é mapear todos os pontos da cidade onde houver possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya. O serviço foi contratualizado junto à Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep).
Conforme a Secretaria, na primeira etapa do serviço, 62% do município será mapeado. O primeiro ciclo contemplará as regiões dos bairros Loanda, Areia Preta, Vila Tanque, Teresópolis, Santa Bárbara e Rosário. O início do mapeamento foi acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, e pela coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio Passos.
O serviço de mapeamento, fiscalização e combate às arboviroses também irá gerar relatórios gerenciais personalizados, com informações necessárias à tomada de decisões tanto na área de saúde quanto na ambiental. Espera-se, com a prestação dos serviços, uma maior precisão na identificação de áreas de difícil acesso, muitas vezes não visitadas pelos agentes de endemias. “O trabalho continua intenso no combate e na prevenção das arboviroses, a fim de evitar nova epidemia”, informou a Secretaria de Saúde ao A Notícia.