João Monlevade chegará às eleições gerais de outubro de 2026 com um eleitorado praticamente estável em relação ao pleito municipal de 2024. Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o município possui 61.354 eleitores aptos a votar, apenas 152 a menos que os 61.506 registrados nas eleições de 2024. A redução é inferior a 0,3%, indicando que o número de votantes permanece praticamente inalterado.
O levantamento do TSE mostra que o perfil do eleitorado monlevadense também sofreu poucas alterações nos últimos dois anos. As mulheres continuam sendo maioria, o Ensino Médio completo permanece como a escolaridade predominante entre a maioria dos eleitores e os idosos representam uma parcela cada vez mais significativa.
Mesmo com o envelhecimento da população, a faixa etária mais numerosa continua sendo a de 45 a 49 anos, com 5.652 eleitores. Em seguida aparecem os grupos de 40 a 44 anos (5.504), 35 a 39 anos (5.382) e 60 a 64 anos (5.141).
A população com 60 anos ou mais soma 17.394 pessoas, o equivalente a 28,3% do eleitorado. Em contrapartida, os jovens entre 16 e 20 anos totalizam apenas 3.036 eleitores, cerca de 5% do total. Isso significa que João Monlevade possui quase seis vezes mais idosos aptos a votar do que adolescentes e jovens que ingressaram recentemente no eleitorado. De 21 a 24 anos são 3.566 eleitores; de 25 a 29 anos, 5.195 eleitores e de 30 a 34 anos, 5.183 votantes.
Mulheres seguem maioria
Assim como ocorre em todo o país, o eleitorado feminino continua predominando em João Monlevade. São 32.974 mulheres, o equivalente a 53,7% dos votantes, contra 28.397 homens (46,3%). Dessa forma, pouco mais da metade dos votos depositados nas urnas em Monlevade deverá partir das eleitoras.
Escolaridade
O perfil educacional do eleitorado também mudou pouco em relação ao levantamento anterior. O maior grupo é formado por pessoas com Ensino Médio completo, que representam 28,52% dos eleitores, totalizando 17.505 votantes.
Na sequência aparecem os eleitores com Ensino Médio incompleto (22,46%), Ensino Fundamental incompleto (21,82%), Ensino Superior completo (8,89%); Ensino Fundamental completo (6,01%), Ensino Superior incompleto (3,71%). Os analfabetos correspondem a 1,71% do eleitorado.
Biometria
Dos 61.354 eleitores do município, 43.951 já realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 71,64% do total. Outros 17.403 ainda não fizeram o procedimento. Entre os jovens de 16 e 17 anos, praticamente todos já possuem biometria cadastrada. O cenário é diferente entre os idosos. Na faixa de 80 a 84 anos, por exemplo, apenas 37,25% realizaram o registro biométrico.
Inclusão eleitoral
O cadastro eleitoral registra ainda 681 eleitores com deficiência, sendo 311 com deficiência de locomoção, o tipo mais frequente. Entre os eleitores que informaram raça ou cor, 48,57% se autodeclaram pardos, 30,95% brancos e 20,07% pretos. O município também possui sete eleitores registrados com nome social.
258 centenários
Um dos dados mais curiosos do levantamento do Tribunal Superior Eleitoral é a presença de 258 eleitores com 100 anos ou mais no cadastro de João Monlevade. Segundo o TSE, eles fazem parte do grupo de 17.394 eleitores com 60 anos ou mais, reforçando a tendência de envelhecimento do eleitorado.
Entretanto, de acordo com o Cartório Eleitoral, o cadastro não depende de prova de vida periódica. Os títulos são cancelados conforme as informações encaminhadas pelos cartórios de registro civil. Assim, eventuais falhas na comunicação entre os sistemas podem manter ativos registros de pessoas já falecidas até que a atualização seja realizada.

