João Monlevade possui alto risco de proliferação da dengue. Nessa terça-feira (21), os membros do Comitê Municipal para a Dengue reuniram-se na sede da Vigilância em Saúde (Visa), no bairro Alvorada, e apresentaram os resultados do Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (Liraa). Segundo a Prefeitura, o indicador para janeiro estava em 13, o que é considerado um risco alto.
Ainda no encontro, o comitê apresentou dados e números de levantamentos de visitas feitas pelos agentes de endemias em diversos bairros, além de estatísticas, informações e discussão de ações preventivas e de combate à dengue. A secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, destacou a importância do trabalho de prevenção e das campanhas de conscientização para que os números da dengue não alcancem os altos índices do ano passado na cidade: “É de suma importância essa preparação e a discussão de ações de prevenção antes de um possível momento crítico, de pico. Pensar e executar ações com antecedência é sempre o melhor caminho quando se trata de dengue e demais arboviroses. Estamos trabalhando e nos preparando para evitar o pior”.
O encontro contou com a participação da secretária adjunta de Saúde, Simone Borba, representantes da Visa, da Atenção Primária em Saúde, do Hospital Margarida e de agentes de endemias do município.
Uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde está prevista para sexta-feira (24). Com o tema “Manejo Clínico da Dengue e Chikungunya”, o treinamento será realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (Acimon) de João Monlevade, em Carneirinhos. O evento objetiva passar diversas orientações aos profissionais da saúde sobre o combate à dengue e outras arboviroses. Também será distribuída a Cartilha de Atendimento ao Paciente com Dengue, amplo material com diversas informações sobre a doença e que contêm o Protocolo de Atendimento do Ministério da Saúde, que deverá ser seguido por todos os profissionais.
Ações de Vistoria
Na manhã do último sábado (18), a Visa realizou mais uma ação de vistorias em imóveis, em atendimento às notificações de Dengue e Chikungunya recebidas pela Secretaria de Saúde. Uma equipe de dez agentes de endemias visitou os bairros Rosário, Novo Cruzeiro, Novo Horizonte, Nova Monlevade, Metalúrgico, Cidade Nova, Boa Vista e Nova Aclimação em uma atividade de atendimento às denúncias em locais propícios a criadouros de mosquitos transmissores de arboviroses.
Foram feitas averiguações em diversos locais para identificação e eliminação de focos larvários e tratamento com larvicida, quando necessário, além da orientação aos responsáveis sobre prevenção de criadouros.
Drones
O Serviço de Mapeamento e Tratamento através de drone, com o objetivo de monitorar e registrar locais com possíveis focos de dengue continua em andamento no município.
O trabalho, realizado pela empresa Aero Engenharia, vencedora do processo licitatório, faz o mapeamento de todos os pontos da cidade com possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Até o momento, mais de 70% do município já foi mapeado pelo equipamento.
O serviço de mapeamento, fiscalização e combate às arboviroses também irá gerar relatórios gerenciais personalizados, com informações necessárias à tomada de decisões tanto na área de saúde quanto na ambiental. Espera-se, com a prestação dos serviços, uma maior precisão na identificação de áreas de difícil acesso, muitas vezes não visitadas pelos agentes de endemias.