Atual prefeito chega a 46,4% das intenções de votos válidos, 17% a mais que o segundo colocado
Pesquisa feita pelo instituto GMR Inteligência de Mercado e registrada sob o número 52/20024 no site do TSE, aponta que o candidato a prefeito Fernando Rolla (Avante) lidera na pesquisa estimulada com 46,4% das intenções de voto em São Domingos do Prata.
Conforme o levantamento feito pelo Instituto, o candidato à reeleição, Fernando, tem quase 17% a mais que o segundo colocado e 36% a mais que o terceiro. O advogado Welington Venâncio da Silva, o Venâncio (PDT), tem 29,6%, enquanto o ex-prefeito, José Alfredo de Castro Pereira, o Alfredo (Republicanos), tem 10,4%. Dos entrevistados, 3,6% disseram que votam nulo ou em branco e 10% afirmaram não saber.
Já na espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos), Fernando também está à frente, com 41,2%. Venâncio segue em segundo com 27,2%, enquanto Alfredo tem 6,4%. Nesse caso, 21,2% disseram que não sabem em quem votar, enquanto 4% afirmaram votar em branco.
A pesquisa também considerou uma possível mudança de voto. Quando perguntados sobre “qual a chance de você mudar o seu voto no dia da eleição?”, 75,6% dos entrevistados responderam que não mudam o voto, enquanto 22% afirmaram que podem mudar. Somente 2,4% disseram que não sabem.
O Instituto GMR Inteligência de Mercado Ltda Epp entrevistou presencialmente 250 eleitores em São Domingos do Prata, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2024. O levantamento foi divulgado na quarta-feira (2). A margem de erro do estudo é de 6,2% e o nível de confiança é de 95%.
Confira a coluna a respeito de pesquisa eleitoral a seguir
Pesquisa Eleitoral: Divulgação Só Mediante Prévio Registro
Divulgar resultado de pesquisa fraudulenta é crime eleitoral e divulgar pesquisa não registrada sujeita as pessoas responsáveis à multa eleitoral no valor de R$53.205,00 a R$106.410,00. A lei não estabelece qual a forma de divulgação, por isso, qualquer meio utilizado para informar ao público em geral sobre resultado de pesquisa sem registro sujeita o infrator à multa eleitoral. Assim, postagem em rede social, ou até mesmo em grupo de WhatsApp de acesso público, pode configurar o ilícito eleitoral.
O registro da pesquisa deve se dar em até 5 dias antes da divulgação, com informações sobre quem contratou a pesquisa, nome de quem pagou, cópia da nota fiscal, valor e origem dos recursos, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral, intervalo de configuração e margem de erro, sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e nome do profissional de estatística responsável.
Ainda é necessário informar dados dos entrevistados, como gênero, idade, grau de escolaridade e renda, além do questionário aplicado. O relatório completo com os resultados do levantamento deve ser enviado para a Justiça Eleitoral a partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte.
Quando registrada, seus dados ficam disponíveis no site do TSE para se dar transparência e demonstrar a confiabilidade em seu resultado. Logo, pesquisa eleitoral é coisa séria. Para ser divulgada, deve ser feita com método científico, com levantamentos estatísticos por amostragem, cujos critérios devem ser informados e publicados pela Justiça Eleitoral.
Pesquisa é diferente de enquete. A enquete é uma sondagem de opiniões, sem plano amostral, mediante participação espontânea do eleitor, sem qualquer método científico. Em ano eleitoral, é proibido fazer enquete desde o dia 1º de janeiro. Quem realizar enquetes ou divulgar seu resultado está sujeito às penalidades comuns à pesquisa sem registro, cabendo ao juiz eleitoral, no exercício do poder de polícia, tomar as medidas necessárias contra sua divulgação.
Qualquer suspeita de eventual irregularidade em pesquisa, registrada ou não, havendo divulgação de resultados, cabe ao Ministério Público Eleitoral, candidatos, partidos, coligações e federações partidárias impugnarem o registro ou a divulgação, quando não atendidas as exigências legais.
É importante lembrar que pesquisa eleitoral não é prognóstico do resultado do dia da eleição. Ela representa um retrato do momento em que foi realizada. Eleição só se decide após o registro do voto na urna. Afinal, ela retrata a intenção do voto do eleitor, que poderá ser mudado a qualquer tempo até o dia da eleição.
O rigor que se dá na divulgação das pesquisas se deve ao poder que a ela tem em influenciar a decisão do eleitor, principalmente quanto ao “voto útil”. Por ser ferramenta potencialmente forte nas campanhas eleitorais, seu uso deve ser rigorosamente controlado pela Justiça Eleitoral, para que não sirva de instrumento de manipulação mediante distorção da intensão de voto do eleitorado em geral.