Com grande movimentação nos bastidores, Linhares vence e comandará o Legislativo até o fim de 2026

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Monlevade, para o biênio 2025-2026, tomou conta dos bastidores políticos desde o fim de outubro e só terminou minutos antes da votação, ao longo da cerimônia de posse, no dia 1º. Antes da oficialização das chapas, houve grande articulação com lideranças e movimentos que ajudaram a definir os nomes para a disputa.

O presidente Fernando Linhares (Podemos) queria permanecer no cargo. O ex-presidente Leles Pontes (Republicanos) também queria ser eleito, assim como Marquinho Dornelas (Republicanos). No entanto, há poucos dias antes da posse, Leles retirou seu nome e se aliou a Dornelas. Ao contrário de seus concorrentes, Dornelas nunca presidiu o Legislativo monlevadense. Essa foi a sua segunda tentativa de chegar ao cargo. Em janeiro de 2021, ele perdeu a disputa para o ex-vereador Gustavo Maciel (à época no Podemos) e ventilou a possibilidade em 2022, mas não chegou a registrar seu nome.

Tradicionalmente, a eleição para a Mesa Diretora é feita em consenso, com chapa única. Fernando Linhares, por exemplo, foi eleito sem concorrentes para presidir a Câmara Municipal entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Neste ano, duas chapas foram formadas: Chapa 1, tendo como presidente Fernando Linhares, vice-presidente Sassá Misericórdia (Cidadania), 1º secretário Revetrie Teixeira (MDB) e 2º secretário Belmar Diniz (PT). A chapa 2 foi composta por: presidente Marcos Dornelas, vice-presidente Leles Pontes, 1º secretário Sidney Bernabé (PL) e 2º secretário Carlinhos Bicalho (PP).

Em votação aberta e clima tenso, foram oito votos contra sete, evidenciando a acirrada disputa pelo comando do Legislativo. Optaram pela chapa vencedora: Alysson Barcelos (Avante), Belmar Diniz, Bruno “Cabeção” (Avante), Fernando Linhares, Sassá Misericórdia, Maria do Sagrado (PT), Revetrie Teixeira e Thiago “Titó” (MDB). Todos mais aliados ao governo Laércio.

Por sua vez, votaram pela chapa 2, os parlamentares Carlinhos Bicalho, Leles Pontes, Marquinho Dornelas, Sidney Bernabé (PL), Sinval Dias (PL), Vanderlei Miranda (Podemos) e Zuza Veloso (Avante). Aqui, houve mais votos de opositores.

Discursos

Em seu discurso, o presidente reeleito agradeceu a confiança da população que o reelegeu para o cargo de vereador e aos parlamentares que o confiaram mais dois anos frente ao Legislativo. Ele também agradeceu aos colegas vereadores da legislatura passada e deu boas-vindas aos novos eleitos.

Fernando ressaltou e agradeceu ao ex-vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante) pelo trabalho realizado e parabenizou o prefeito reeleito Dr. Laércio Ribeiro e a vice Dorinha Machado. “Tenho certeza de que com a continuidade da gestão do Dr. Laércio a nossa cidade continuará a crescer. Junto com a vice Dorinha Machado eles farão uma gestão ainda mais forte e focada no progresso da cidade”, destacou.

Ainda em sua fala, Linhares relembrou seus feitos durante os dois anos como presidente e se colocou à disposição da população para continuar o trabalho. “Nos próximos anos, seguiremos com o mesmo compromisso de trabalhar para melhorar ainda mais a nossa Casa Legislativa, tanto no aspecto estrutural quanto na forma de acolhimento e atendimento à população. Continuarei atento às necessidades dos nossos servidores e, claro, buscando sempre soluções que promovam o bem-estar de todos os cidadãos de João Monlevade”, afirmou.