A Enscon Viação continuará a prestar o serviço de transporte escolar, o popular “rota” escolar, em João Monlevade. A empresa apresentou o menor valor global para a prestação do serviço: R$2.947.291,38, sendo declarada a vencedora do processo. Três empresas apresentaram propostas no processo de licitação do transporte escolar de João Monlevade.
Os lances foram dados pela: Ouro Minas Cooperativa, Cooperativa de Transporte de Minas Gerais – Coopertransmig e Enscon Viação. Ao longo da fase de lances, o preço a ser cobrado sofreu um deságio de 40,57% em relação à proposta inicial da Coopertransmig, que foi de R$4.959.520,10. Foram 80 lances apresentados ao longo de 37 minutos de concorrência.
Após os trâmites internos, a Enscon Viação assinará com o município o contrato de prestação do serviço. A futura concessionária usará o regime de empreitada de menor preço por quilômetro rodado por itinerário. Conforme o projeto básico, elaborado pela consultoria da Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos, o serviço será prestado pela empresa vencedora por cinco anos, podendo ser prorrogado por mais dez.
O projeto básico contratado pela Prefeitura diz que devem circular 20 midiônibus, com capacidade para 43 passageiros sentados e, no máximo, 15 anos de uso. Ainda deve haver dois veículos como reserva para eventualidades, um automóvel e uma motocicleta como apoio. Os veículos devem contar com GPS, câmeras de monitoramento interno e um aplicativo que permita a visualização pelas famílias, a partir de senhas individuais.
Ouvido pelo A Notícia, o diretor da Enscon, Eduardo Lara, destaca que um dos prinicipais avanços trazidos pelo novo edital é a possibilidade de os pais acompanharem o trajeto de ida e volta de seus filhos à escola através do sistema de câmeras que está para ser instalado nos veículos.