O empresário Gustavo Breguez (PP) realizou na noite dessa quinta-feira (11) o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de João Monlevade. O evento, realizado no bairro Estâncias Burian, reuniu familiares, amigos, aliados políticos, pré-candidatos a vereadores do partido e muitos apoiadores.

O público, de algumas centenas de pessoas, ovacionou as entradas de Breguez, do deputado estadual Adriano Alvarenga (PP) e do presidente municipal da legenda, o empresário Marcílio Breguez. Fazendo uma referência ao partido que preside, Marcílio diz que a legenda “quer progredir, e não naufragar a cidade”.

Ele também afirmou que quer acabar com a “política das mentiras”. Enquanto isso, Alvarenga disse ainda que a pré-candidatura conta com o apoio do presidente estadual do Partido Progressistas, o deputado federal Pinheirinho (MG).

O parlamentar estadual e ex-prefeito de Rio Casca, recitou o Pai-Nosso e elogiou Gustavo Breguez por sua humildade e mencionou o desejo de transformar João Monlevade na “Princesinha de Minas”. Adriano Alvarenga ainda afirmou que destinou R$1 milhão em emendas parlamentares a João Monlevade no ano passado, e mais R$1 milhão em 2024.

Durante o evento, foram exibidos vídeos de visitas do pré-candidato a diferentes regiões da cidade, apontando para problemas de conservação urbana e gestão pública. Num deles, Breguez traça o contraste entre a cidade de Rio Piracicaba, mais limpa e ornamentada, e João Monlevade. O empresário também apresentou sua esposa, seus três filhos e falou de seus valores.

Críticas

Em seu discurso, Gustavo Breguez deplorou a deterioração do equipamento público da cidade, como a limpeza pública, as áreas de lazer e o transporte coletivo. O pré-candidato não poupou críticas ao atual governo municipal. “É muito pouco o que eles nos dão […] A gestão nossa precisa ser mudada. A nossa cidade pede socorro”, afirmou.

Em seu ponto de vista, a administração anterior foi muito ruim, enquanto a atual, está “maquiando, está querendo passar o mel”. Ele também repetiu o mote de sua pré-campanha, afirmando sua independência: “Não sou somente a oposição. Sou a disposição. […] Não sou nem lá, nem cá. Eu sou Monlevade. Vou lutar por Monlevade”

A seguir, os pré-candidatos a vereadores pelo partido se apresentaram. Segundo Gustavo Breguez, a legenda lançará lista completa à Câmara Municipal, com 16 nomes. Segundo ele, já há um nome escolhido para ser seu vice-prefeito, mas optou por não o divulgar no momento.