Os partidos políticos têm até a próxima segunda-feira (5) para realizar as suas convenções, ato partidário que define as chapas de prefeito, vice e vereadores. Em João Monlevade, vários partidos que integram o grupo da situação oficializaram apoio à reeleição de Laércio Ribeiro (PT), tendo Dorinha Machado (MDB) como vice.
A Federação Brasil Esperança, que reúne os partidos PT, PCdoB e PV, faz a convenção a partir das 15h de amanhã (3), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e deve oficializar apoio à reeleição de Laércio, tendo Dorinha como vice.
Já os partidos de oposição apresentaram quatro pré-candidatos a prefeito e, até o fechamento desta edição, os vices não estavam definidos. No entanto, existe a possibilidade de que as quatro chapas se consolidem como “puro-sangue”, ou seja, com cabeça e vice da mesma legenda.
Novo
O partido Novo realizou às 18h15 dessa quinta-feira (1º) a sua convenção. A agremiação postula o empresário José Roberto Fernandes como pré-candidato a prefeito, e escolheu Jaceline Portes, conhecida como Ceceli, a vice-prefeita da cidade.
PDT
Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT) realiza a sua convenção às 9h de amanhã (3) em sua sede, no bairro Carneirinhos. A agremiação tem a ex-vice-prefeita Conceição Winter como pré-candidata. Uma reunião na noite de ontem discutia detalhes da convenção e o nome do vice
PL
O Partido Liberal (PL), do empresário Luiz Carlos Freitas, reúne-se no prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Monlevade (CDL) no domingo (4). Em conversa com o A Notícia na última quarta-feira (31), Luiz Carlos Freitas afirmou que já possui um vice “99%” acertado, mas optou por divulgar seu nome apenas no dia da convenção.
PP
O Partido Progressistas (PP) postula como pré-candidato a prefeito, o empresário Gustavo Breguez. O presidente da legenda, Marcílio Breguez, é cotado como vice. Até o fechamento desta edição, ele disse que o partido tentava conversar com outros grupos. No entanto, via dificuldades para um acordo. A convenção do PP será no Espaço Burian, no bairro Estâncias Burian, a partir das 10h de domingo.
O que é?
Os partidos e confederações têm até a segunda-feira para realizar suas convenções partidárias. Até lá, podem ser feitos os eventos nos quais serão escolhidos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além da deliberação sobre eventuais coligações para as Eleições Municipais 2024. O prazo começou em 20 de julho e está no Calendário Eleitoral do pleito de outubro deste ano.
Nas convenções, a legenda que deseje participar das eleições deve ter órgão de direção constituído na circunscrição devidamente anotado no Tribunal Regional Eleitoral, de acordo com o respectivo estatuto partidário. A federação que deseje participar do pleito precisa contar, em sua composição, com ao menos um partido político que tenha órgão de direção que atenda a esta regra.
A convenção partidária é um encontro formal entre filiados e uma legenda política, realizado de acordo com as normas da agremiação.
As convenções podem ter dois objetivos: de caráter não eleitoral, que são convocadas conforme a necessidade do partido, para a discussão de temas específicos; ou para a escolha de candidatos e deliberação sobre eventuais coligações em um pleito. As atas das convenções são publicadas no portal DivulgaCand. A campanha, com pedido aberto de votos, começa no dia 16.