O segundo governo de Laércio Ribeiro confirmou mais nomes de seu secretariado. O Diário dos Municípios Mineiros trouxe em sua edição desta segunda-feira (6) as portarias com as nomeações. O ex-vereador Gustavo Maciel (Republicanos) assumirá a pasta das Obras.

Karine César assume interinamente a Secretaria de Fazenda, sucedendo a Adilson Arlindo Carlos e acumulando a função com a de tesoureira. O Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE) continua sendo liderado por José Afonso Martins. Gilberto Vicente Barcelos, ex-secretário de Administração, continua em caráter interino como chefe de Gabinete.

Ainda falta serem nomeados os secretários de Educação, de Desenvolvimento Econômico e de Esportes. Para este último, é especulado que Douglas Alexandre de Oliveira, atual ocupante da pasta, permaneça na função.

Especulações

Outros nomes são especulados para ocupar os cargos de primeiro escalão. Entre eles, estão os vereadores Belmar Diniz (PT) e Vanderlei Miranda (Podemos). Para se tornarem secretários, eles precisariam se afastar de suas funções no Legislativo. Belmar é cotado para a pasta da educação, o que abriria uma vaga para o ex-vereador Gustavo Prandini (PCdoB), que não se reelegeu. Porém, é ventilado que a medida seja para beneficiar Gentil Bicalho (PT) que também não se reelegeu.

No caso, Prandini assumiria a pasta de Desenvolvimento Econômico e Gentil Bicalho iria para a Câmara. Porém nos, bastidores, o nome de Prandini não estaria agradando parte dos governistas. A ida de Vanderlei ao Executivo também abre vaga para Pastor Lieberth (Podemos), não reeleito, na Câmara.

 

Já conhecidos

Os chefes de outras pastas já haviam sido anunciados em dezembro por Laércio Ribeiro. Raquel Paiva Drumond permaneceu na Secretaria de Saúde, Marco Antônio Penido Simas ficou na Secretaria de Serviços Urbanos. Assumindo seus cargos no início de 2024, Ricardo Alexandre de Oliveira continua na pasta da Administração, e Rita de Cássia Cruz Souza, na de Assistência Social.

Também permanecem Angélica Drumond, na Controladoria Interna; Hugo Lázaro Martins, na Procuradoria Jurídica; Nadja Lírio Furtado, na Fundação Casa de Cultura; Helenita Pinto Melo Lopes, na Fundação Municipal Crê-Ser; Cristiano Vasconcelos Araújo, na Assessoria de Governo; Elisângela Bicalho; na Assessoria de Comunicação.

Novos nomes, que não estavam no secretariado em dezembro, foram incluídos ao primeiro escalão. O ex-vice-prefeito Fabrício Pinto de Melo Lopes (Avante), um dos principais articuladores do governo de Laércio Ribeiro, volta a ocupar a Secretaria de Planejamento. Samuel Domingos cedeu a Secretaria de Meio Ambiente a Fernanda Ávila, tornando-se o primeiro diretor da recém-criada Fundação do Parque do Areão e Áreas Verdes.