O tradicional ato cívico marcou na manhã desta terça-feira (29) o aniversário de 61 anos de João Monlevade. O evento ocorreu na frente da sede da Prefeitura, no bairro Nossa Senhora da Conceição, e reuniu autoridades do Executivo, do Legislativo e da Polícia Militar. Antes mesmo que a solenidade começasse, a Corporação Musical Guarany já realizou uma apresentação que atraiu moradores do entorno para a rua Geraldo Miranda.
Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Guarany, a bandeira do Brasil subiu pelas mãos do prefeito, Laércio Ribeiro (PT), e da vice-prefeita, Dorinha Machado (MDB). A bandeira das Minas Gerais foi hasteada pelo subcomandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, capitão Marlon Guimarães, enquanto o presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (Podemos) ergueu o pavilhão municipal.
Os discursos foram breves. O capitão Marlon Guimarães agradeceu a todos pela parceria com a Polícia Militar, colocando a tropa à disposição para a proteção da sociedade. Fernando Linhares agradeceu às forças de segurança, colocando João Monlevade como uma das cidades mais seguras de Minas Gerais, e assinalou a força da economia monlevadense. O vereador também elogiou o trabalho do Executivo e do Legislativo em busca de melhorias para a população.
Dorinha Machado mencionou seu desejo de melhorar e embelezar a “jovem cidade”, e brincou com o fato de Laércio trabalhar com os três vices com os quais desempenhou seus mandatos: “Como ele mesmo fala, ele tem três vices ao seu lado: tem Dorinha, tem Gentil e tem Fabrício”. Laércio Ribeiro relembrou que reside na cidade há 48 anos, sete meses e 17 dias, disse que quer “passar o bastão” ao fim de seu governo e convidou os presentes a participar das festividades pelo aniversário da cidade, como a inauguração da Casa do Bem-Viver, no bairro Novo Cruzeiro.
Os números da Corporação Musical Guarany foram muito aplaudidos por sua qualidade. Entre as canções, os músicos executaram o “Parabéns para Você”.