O déficit habitacional nas cidades do Médio Piracicaba é um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias, impactando diretamente sua dignidade e estabilidade. Reconhecendo essa realidade, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba(Amepi) junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), promoveu um encontro para discutir as políticas de habitação de interesse social e buscar soluções e orientações conjuntas. “A vulnerabilidade habitacional é grande e impactante nas cidades da região, pois se trata de falta de garantia de dignidade, segurança social e de direitos essenciais”, disse a secretária executiva da Amepi, Christiane Linhares Vale.
O evento
A programação contou com a participação do Subsecretario de Politicas de Habitação da Sedese/MG, Sr. Henrique Oliveira Carvalho e do Superintendente Executivo de Governos do Nordeste de Minas da Caixa Econômica Federal, José Severino Queiroz Ribas.
Foram discutidos temas como o Direito à Moradia, Sistema Nacional de Habitação e as ações habitacionais do Plan Hab (2009-2023). Além disso, foram apresentados dados do IBGE e o resultado de um levantamento que revela a situação habitacional do território.
Os municípios também relataram suas experiências, exitosas ou não, no enfrentamento desse desafio. “Habitação é um desafio para os municípios e a Amepi busca soluções conjuntas para a resolução dessas demandas”, afirmou o presidente da Amepi, Ailton Antônio Guimarães Rosa.
O evento destacou a importância de uma abordagem integrada, com apoio institucional, conselhos, fundos e planos municipais, visando a implementação de políticas habitacionais efetivas, com o compromisso de continuar trabalhando em conjunto para garantir moradia digna para todas as famílias da região.