Ao longo desta semana, A Notícia realizou uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de João Monlevade. O objetivo foi apresentar ideias e os perfis dos candidatos aos eleitores, contribuindo para a democracia e para ampliar o conhecimento dos cidadãos acerca dos concorrentes ao cargo de prefeito.

Os participantes puderam expor suas visões e propostas de solução para as demandas da cidade em uma entrevista com o editor Erivelton Braz, ao longo de 40 minutos. Todos os candidatos a prefeito foram convidados para uma reunião que tratou da organização das entrevistas, na segunda-feira (16).

Compareceram os candidatos Luiz Carlos (PL) e Zé Roberto (Novo), além de Anésia Teixeira, representando Conceição Winter (PDT), e Fabrício Lopes, em nome de Dr. Laércio (PT). Luiz Carlos compareceu acompanhado pelo assessor Marcos Vinícius Mendonça e Zé Roberto, do assessor Werton Santos. O candidato Gustavo Breguez (PP) não compareceu, não enviou representante ou justificou ausência. Dessa forma, ele não foi entrevistado pelo jornal.

Conforme sorteio, os nomes e os dias da semana ficaram assim definidos: Dr. Laércio – Segunda-feira (23); Luiz Carlos – Terça-feira (24); Conceição Winter – Quarta-feira (25) e Zé Roberto Fernandes – Quinta-feira (26).

O primeiro a conversar com o editor Erivelton Braz foi Dr. Laércio, na segunda-feira, seguido de Luiz Carlos na terça-feira. Na quarta-feira, seria a vez foi a vez de Conceição Winter. Apesar de ter confirmado presença, ela alegou impossibilidade e pediu que o candidato a vice, Mateus Braga (PDT), a representasse. No entanto, como isso não foi tratado na reunião organizadora, não foi possível fazer essa entrevista. Ontem (26), Zé Roberto foi o último entrevistado.

As entrevistas foram transmitidas ao vivo, a partir das 16h, pelo perfil do A Notícia no Instagram. A gravação do bate-papo também está disponível no nosso canal no YouTube.
Confira um breve resumo das conversas e temas abordados com cada um dos candidatos:

Dr. Laércio (PT)

O candidato Dr. Laércio destacou os avanços na saúde em seu governo, como o aumento de equipes de saúde da família e melhorias em equipamentos médicos da cidade. Ele enfatizou a importância de um governo participativo, focado no desenvolvimento socioeconômico e no atendimento às populações carentes.

Também discutiu os desafios relacionados ao transporte público e à escassez de água, com propostas para melhorar a infraestrutura e a captação de recursos através de parcerias com deputados e com o Governo Federal.Laércio citou como fruto dessas, a vinda para Monlevade do IFMG (já anunciado); a construção de uma creche e um novo Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Caso reeleito, a expectativa dele é de ter um Legislativo mais colaborativo, com a maioria dos candidatos a vereador alinhados ao governo. Laércio expressou otimismo sobre a continuidade de projetos e a implementação de novas iniciativas para a cidade.

Como uma de suas propostas, Dr. Laércio planeja abordar os desafios relacionados à crise hídrica em João Monlevade. Ele mencionou a importância de aumentar a captação de água do Rio Santa Bárbara. Para isso, ele propõe a criação de uma nova linha de captação de água e a construção de uma nova estação de tratamento.

Ele também menciona a importância de projetos que já estão em andamento, como a finalização de estações de tratamento de esgoto, que são cruciais para a saúde pública e para a preservação dos recursos hídricos. Confira a entrevista completa.

Luiz Carlos (PL)

O candidato Luiz Carlos (PL) abordou a necessidade urgente de renovação política em João Monlevade. Ele destaca que as ideias apresentadas são frequentemente antigas e que a cidade “parou no tempo” em relação a outras da região. Em sua fala, criticou a atual administração. Segundo Luiz Carlos, o governo não está projetando o futuro da cidade. Ele ressaltou a importância de trazer novas ideias e uma gestão que olhe para o futuro, com foco em transparência e inovação.

Conforme Luiz, a falta de renovação política tem impactado negativamente o progresso local, especialmente, em áreas que não recebem a devida atenção como saúde, trânsito, educação e abastecimento de água.

Ele relembrou que durante a sua primeira candidatura a prefeito, em 2020, notou que os mesmos nomes estavam sendo apresentados aos eleitores, sem novas opções ou ideias. Isso o motivou a buscar a candidatura em 2020, pois acredita fazer diferente e trazer novas perspectivas e ações para a gestão pública da cidade.

Caso eleito, Luiz defendeu ações em todas as áreas da administração, “de uma Monlevade para todos”. Outra pauta citada pelo candidato foi o esporte, sugerindo a reforma de campos e quadras e criticou gastos da atual administração. Para ele, é preciso um planejamento adequado para promover o progresso da cidade. Confira a entrevista completa. 

Zé Roberto (Novo)

O candidato do partido Novo ressaltou a importância de uma gestão profissional e adequada para João Monlevade. Zé Roberto lembrou os quatro anos em que geriu o Hospital Margarida, afirmando que quebrou contratos lesivos à casa de saúde e que pareciam indissolúveis, beneficiando a instituição.

Em sua fala, Zé Roberto também criticou o modelo atual da gestão praticada em Monlevade. Para ele, a cidade poderia economizar ao reduzir o número de servidores comissionados. Conforme Zé Roberto, as duas Prefeituras com maior aprovação em Minas Gerais são do Partido Novo. Por isso, reforçou ideais do seu partido. Entre esses, a realização de processos seletivos para a contratação de pessoas do governo.

O candidato Zé Roberto apontou que, se eleito, trará soluções para a gestão, como modernizar e informatizar a saúde, cortar subsídios para a empresa de transporte público, valorizar o servidor público de carreira na gestão, ocupar prédios públicos ociosos e diminuir pagamentos de aluguéis, como ocorre atualmente. Ele criticou também a relação da Prefeitura com a Câmara e disse que os poderes vão trabalhar com independência de fato.

Ainda na área de saúde, ele prometeu resolver o problema de espera no Hospital Margarida. Inclusive, comprometeu-se, como prefeito, a resolver a dívida da casa do saúde e melhorar o atendimento, abrindo uma segunda porta para minimizar o tempo até os pacientes serem atendidos. Confira a entrevista completa. 

Conceição Winter (PDT)

Embora tenha confirmado presença, através de sua representante na reunião no A Notícia, Conceição Winter, em última hora, alegou não poder comparecer. Ela solicitou que o candidato a vice em sua chapa, Mateus Braga (PDT), a representasse. Contudo, como essa questão não foi discutida na reunião de organização com os demais candidatos, não foi possível realizar essa entrevista.

Gustavo Breguez (PP)

Mesmo com vários convites enviados, o candidato Gustavo Breguez (PP) não respondeu ao A Notícia para a reunião que definiu a ordem, bem como os trâmites da entrevista. Tampouco, esteve presente ou enviou um representante. Ele também não apresentou uma justificativa para sua ausência. Assim, o candidato não participou da série de entrevistas feitas pelo jornal.