O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) agradeceu publicamente ao Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e à comunidade pelo auxílio prestado em sua atuação. Em uma carta aberta divulgada nesta quarta-feira (7), o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde dos Serviços de Urgência e Emergência do Médio Piracicaba (Cisurg-MP), responsável pelo Samu na região, enalteceu os voluntários e os cidadãos comuns pelo suporte prestado no atendimento a uma ocorrência na noite dessa terça-feira (6) na localidade de Gomes de Melo, na zona rural de Rio Piracicaba.
Por volta das 20 horas, a central de regulação do Samu recebeu um chamado de que um idoso de 72 anos sofria uma crise convulsiva numa localidade de difícil acesso. A Unidade de Suporte Básico (USB) de João Monlevade deslocou-se em direção ao local da ocorrência, mas a estrada de acesso a Gomes de Melo apresentava condições muito adversas, com muita lama e trechos escorregadios, impedindo que a ambulância prosseguisse.
Nesse momento, os moradores do entorno mobilizaram-se e garantiram que o socorro ao idoso continuasse: “Os populares não mediram esforços para auxiliar no deslocamento do veículo, garantindo a segurança da equipe e possibilitando a continuidade do atendimento”. O Sevor deslocou voluntários em uma caminhonete com tração nas quatro rodas (4×4) para o local onde a equipe se encontrava. Com esse apoio, foi possível que o paciente fosse resgatado e conduzido até a unidade do Samu, assegurando que ele recebesse o socorro adequado.
Na carta aberta, o Samu destaca: “Atitudes como essas reforçam a importância da união entre a comunidade, os serviços voluntários e o sistema público de saúde, evidenciando que a cooperação, a empatia e o compromisso com a vida fazem toda a diferença em situações de emergência. Em nome de todos os profissionais do Samu 192, o Cisurg-MP registra seu reconhecimento e agradecimento a todos que contribuíram para o êxito dessa ocorrência”.

