João Monlevade vê mais um grande incêndio em vegetação na tarde desta segunda-feira (16). Uma larga coluna de fumaça sobe aos céus numa área entre o bairro São João e a LMG-779, a “estrada do Forninho”. A queimada, e principalmente a fumaça, podem ser vistas de diferentes pontos da cidade, como as avenidas Alberto Lima e Getúlio Vargas. A Brigada Florestal Voluntária, o Corpo de Bombeiros Militar e a brigada contra incêndios da ArcelorMittal estão no local para o combate.
A ArcelorMittal Mina do Andrade informou que focos de incêndio surgiram no sábado (14), e que o fogo se espalhou significativamente nesta segunda-feira (16). A mina emprega três caminhões-pipa e oito brigadistas próprios. No entanto, as chamas atingem uma área de mata fechada, de difícil acesso, e por isso, os combatentes estão umidificando o solo para impedir o alastramento das labaredas.
Há várias semanas, João Monlevade tem sofrido com os incêndios em vegetação, que devastaram extensas áreas em vários bairros. No último sábado (14), as chamas devoraram boa parte do matagal entre as avenidas Alberto Lima e Rodrigues Alves, no bairro Nova Aclimação. Como conseqüência, a qualidade do ar piora, o que é particularmente sentido por crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias. A fuligem suja as residências, e as roupas estendidas ganham o odor do fumo.