A qualidade do ar ficou bastante prejudicada desde a tarde dessa sexta-feira (16) em João Monlevade. Uma grande queimada atingiu uma extensa área de vegetação às margens da BR-381, do lado oposto ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por volta das 14 horas, a coluna de fumaça podia ser vista de vários bairros da cidade, como no bairro República.
A fuligem também se espalhou, assim como o forte odor do incêndio, que avançou em direção à serra do Seara. Muitas pessoas reclamaram da qualidade do ar e da dificuldade de respirar. Membros da Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade, do Corpo de Bombeiros Militar e da brigada contra incêndios da ArcelorMittal participam do combate às labaredas.
O fogo ainda se mantém na tarde deste sábado (17), com os combatentes ainda no local debelando as chamas. Mais cedo, ao amanhecer , ainda era possível ver pequenos focos de incêndio a queimar às margens da BR-381, e os motoristas tinham de atentar-se para a fumaça, que turvava a vista do traçado da já perigosa rodovia.