O encerramento da campanha eleitoral terminou em confusão na noite desse sábado (5) em Dom Silvério. Cumprindo a determinação da Justiça Eleitoral, policiais militares ordenaram que os sons automotivos que estavam na praça Presidente Vargas, no centro da cidade, fossem desligados às 22 horas. Alguns presentes obedeceram ao comando, mas outros tornaram a ligar os equipamentos.
Os policiais intervieram, e um homem de 38 anos passou a proferir ofensas aos militares, chamando-os de “folgados” e dizendo que manteria o som ligado. Ele ainda foi advertido, mas continuou resistindo e precisou ser imobilizado pelos agentes.
Nesse momento, outras pessoas partiram para cima dos policiais. Um dos criminosos arremessou uma garrafa de vidro, que se espatifou e cortou o rosto de um dos militares.
Os policiais prenderam o desobediente e um suspeito de agressão, de 25 anos, encaminhando-os à Delegacia de Polícia Civil. O carro com o som foi removido ao pátio credenciado.
A legislação eleitoral determina o encerramento completo das campanhas na noite anterior ao domingo de eleições. Os equipamentos de som usados para a propaganda precisam estar desligados às 22 horas do sábado.
Em Alvinópolis
Já na manhã do domingo (6) de eleição, o dia começou com a prisão de um candidato a vereador de 43 anos na cidade de Alvinópolis.
Às 7h30, durante a finalização das escoltas das urnas, a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima informando que um candidato à vereador pelo PT (Partido dos Trabalhadores), estaria entregando panfletos para os eleitores na frente de uma barbearia na rua Major Ezequiel, no Centro da cidade.
Diante a denúncia, foi procedida a abordagem ao candidato, sendo encontrados 136 panfletos na posse dele, onde constava número para eleição, além do número do candidato à prefeito pelo PT.
O fato foi informado ao juiz e ao promotor da Justiça Eleitoral.
Como entregar panfletos em dia de eleição é ação proibida pela justiça, o candidato foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia Civil. Todo o material de campanha foi apreendido.