A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde dessa quarta-feira (2) em João Monlevade seis suspeitos de envolvimento no furto de cabos de cobre em Ipatinga. Eles eram cinco homens e uma mulher, divididos entre um caminhão, um utilitário Fiat Fiorino e um automóvel Volkswagen Gol, que trafegavam em comboio pela BR-381 e passaram pelo quilômetro 355 da rodovia, onde fica o posto da PRF.

Os policiais realizaram a fiscalização, e nela, os ocupantes dos três veículos forneceram informações conflitantes sobre a sua viagem. Dentro do caminhão, estavam centenas de metros de fios furtados, ferramentas especializadas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e radiocomunicadores, exatamente iguais aos usados num crime ocorrido no dia anterior em Ipatinga, a maior cidade do Vale do Aço.

O Fiat Fiorino carregava uma motocicleta, mais radiocomunicadores e equipamentos usados em reparos na rede elétrica, como luvas e botas. Dentro do Volkswagen Gol, havia outro radiocomunicador. Todos eles estavam sintonizados na mesma freqüência, o que indicava uma coordenação entre os suspeitos.

Divulgação – PRF

Os abordados alegaram haverem comprado os cabos por R$5,00 o quilograma, em Ipatinga. Todavia, imagens de câmeras de segurança comprovaram a participação dos veículos interceptados nos furtos da fiação, ocorridos nos dias anteriores. Diante das evidências coletadas, os seis abordados foram presos pelos crimes de furto, receptação e associação criminosa. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de João Monlevade e permanecem à disposição da Justiça. Os veículos conduzidos por eles foram apreendidos.