A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 89 comprimidos de anfetaminas, substância também conhecida como “rebite”, na manhã desse sábado (15) no trecho de Rio Casca da BR-262. O condutor da carreta foi abordado no quilômetro 121 pela corporação, que fazia uma blitz.

Ao ser questionado pelos policiais, ele admitiu possuir e consumir as anfetaminas. Consigo, havia uma embalagem de balas com 89 comprimidos de “rebites”, substância que é considerada uma droga, e sua posse é ilegal. Além da posse dos narcóticos, o cronotacógrafo do veículo estava vencido.

Diante disso, o motorista da carreta responderá pelo crime de porte de drogas para consumo próprio. Ele também recebeu autos de infração de trânsito, sendo obrigado a cumprir 11 horas ininterruptas de descanso.

Os “rebites” são compostos químicos, geralmente em forma de comprimidos, usados para retardar o sono e prolongar o período em que uma pessoa fica acordada. Seu uso é considerado uma “epidemia” entre caminhoneiros, muitos sob a alegação de renda curta e elevadas despesas de manutenção dos veículos, para estender o tempo em que podem trabalhar. No entanto, o uso dessas anfetaminas provoca riscos severos para a saúde, além de elevar a possibilidade de acidentes.