As forças de segurança que atuam no Médio Piracicaba estarão a postos para garantir a segurança das eleições do próximo domingo (6). As polícias Civil e Militar atuarão nos 17 municípios, coibindo crimes eleitorais, auxiliando nos trâmites da Justiça Eleitoral, evitando distúrbios e preservando o direito ao voto.

A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em João Monlevade, promoveu nessa terça-feira (1º) um treinamento para a tropa sobre a atuação no pleito. Os policiais receberam instruções sobre o cumprimento das normas da Justiça Eleitoral, a prevenção a tumultos, a ação com grupos de pessoas, a mediação de conflitos e a garantia do direito de voto do cidadão.

A Polícia Militar auxilia o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) nas operações do dia de votação. Com o treinamento e a ação dos agentes, a corporação visa proporcionar ao eleitorado um pleito tranquilo e em ordem. Em comunicado, a força pública afirmou: “A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a democracia e com a proteção dos direitos de todos os cidadãos, contribuindo para a lisura e segurança de todo o processo eleitoral”. A 17ª Companhia de Polícia Militar é responsável pela segurança ostensiva em João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era, Alvinópolis, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Dionísio, Dom Silvério e Sem-Peixe.


Polícia Civil

Também a Polícia Civil integra os esforços para eleições tranquilas. Conforme o delegado regional Bernardo de Barros Machado, chefe da Polícia Civil em João Monlevade e mais nove municípios, “todo o nosso efetivo está escalado em todas as comarcas que abrangem a nossa circunscrição territorial”.

O mesmo acontece na 3ª Delegacia Regional, sediada em Itabira. Delegados, investigadores e escrivães estarão de prontidão para garantir a segurança aos votantes e a lisura do pleito. Juntas, as duas unidades cobrem todo o Médio Piracicaba.

A Polícia Civil é considerada uma auxiliar na organização das eleições, complementando a atuação da Polícia Federal, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).