A ação de policiais militares salvou dois bebês da morte nesta quinta-feira (1º) no Médio Piracicaba. Durante a manhã, acontecia uma instrução aos policiais na sede do 2º Batalhão, em Santa Bárbara, quando os militares ouviram gritos de desespero. Júlia, de 15 dias, engasgara-se com leite, deixando sua mãe, Letícia, completamente nervosa.

O engasgamento deixou Júlia com a pele arroxeada e sinais de interrupção de suas vias aéreas. Logo, os sargentos Álisson e Letícia realizaram a manobra de Heimlich, que desobstruiu os canais respiratórios da criança. Quando notaram que ela melhorou, os agentes levaram-na à Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Mercês, em Santa Bárbara. Ali, ela recebeu atendimento médico até recuperar-se plenamente.

Por volta das 21h50, policiais militares patrulhavam a avenida Wilson Alvarenga de Oliveira, no centro de Barão de Cocais, quando notaram uma mulher desesperada. Seu filho, Gael, de 20 dias, estava engasgado. Logo, o soldado Sainner executou a manobra de Heimlich, até que as vias áreas da criança estivessem livres. Enquanto isso, o soldado Costa conduzia a viatura, para que o menino recebesse atendimento médico.

Nas duas ocasiões, a Polícia Militar reforçou a importância da dedicação e do preparo de sua tropa para atender a emergências como essas. Nas palavras da corporação, “este episódio reforça o compromisso contínuo da equipe com a segurança e o bem-estar da comunidade”.

A manobra de Heimlich é o método mais adequado para desobstruir as vias aéreas de um bebê engasgado. Conforme instruções da Sociedade Brasileira de Otorrrinolaringologia Pediátrica, “Nesses casos,  é preciso colocá-lo de barriga para baixo, apoiado no braço e, este por sua vez, na perna. Se for líquido, essa posição já ajuda. Se foi obstrução por sólido, é preciso dar empurrões nas costas, com uma força dosada para o tamanho da criança”. Caso os presentes não saibam executar a manobra, podem acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou o Samu pelo 192.