Dois policiais da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente foram homenageados no último sábado (16) durante as comemorações do Dia da Consciência Negra em Alvinópolis. Os laureados foram o tenente José Wilson, que comandou durante anos o 7º Pelotão, e a cabo Fernanda, que ministra aulas do Projeto Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Eles foram agraciados pelo Instituto Ester Sanches e pela Associação Comercial e Empresarial de Pretos, Pardos, Povos Originários e Quilombolas (ACEPOQ) pela atuação em prol da comunidade local, recebendo das mãos da idealizadora do evento Ester Sanches, o troféu ACEPOQ – Árvore da Amizade.
O evento teve várias atrações culturais e artísticas para a valorização da tradição e da identidade afro-brasileira. Durante todo o dia, os participantes puderam prestigiar apresentações culturais de origem africana, como rodas de capoeira, o grupo de percussão “Nós do Morro”, a escola de samba “Acadêmicos de Venda Nova” e oficinas de turbantes em um espaço de valorização da identidade e da diversidade. A ocasião também foi marcada por homenagens a pessoas que se destacaram por suas contribuições à cidade de Alvinópolis.
A participação da Polícia Militar no evento, nas palavras da própria corporação, foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso da corporação com a sociedade, valorizando a cultura negra e reforçando os laços de proximidade e respeito com a comunidade.
A Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, torna-se feriado nacional pela primeira vez em 2024. A data foi instituída em memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, no interior de Alagoas, morto em 20 de novembro de 1695 pelas tropas lideradas por Domingos Jorge Velho. A escolha da data, todavia, gera controvérsia dentro do próprio movimento negro, pois muitos ativistas contra o racismo e pela valorização do legado afro-brasileiro consideram o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura, como o legítimo dia de comemoração pela emancipação dos negros no Brasil.