A Polícia Civil de Itabira cumpriu nessa terça-feira (17) um mandado de busca e apreensão em uma ação de combate ao crime de armazenamento de pornografia infantil. A ação, desempenhada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), faz parte de uma investigação que visa combater a exploração sexual infanto-juvenil no ambiente digital.

O inquérito policial foi instaurado para apurar a prática do delito de disponibilizar conteúdo pornográfico envolvendo criança ou adolescente. A investigação teve início após o recebimento de um dossiê da Polícia Federal, com dados oriundos da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e de polícias européias no contexto da Operação Tier Down.

A rede criminosa foi identificada por meio de grupos no aplicativo ‘Telegram’ e sites de transmissões ao vivo que distribuíam vídeos e imagens de abuso sexual. No caso específico de Itabira, o cruzamento de dados telemáticos permitiu a identificação de um suspeito de 21 anos. Foram identificados inúmeros arquivos ilícitos, contendo vídeos de abusos aparentemente de crianças entre 7 e 10 de idade, armazenados em contas de nuvem vinculadas ao investigado.

Durante a diligência, foram apreendidos dispositivos digitais que passarão por perícia técnica. O objetivo é extrair dados de mensagens, áudios e vídeos para confirmar a autoria e a extensão da participação do investigado na rede de pedofilia.

O Delegado de Polícia responsável pelo caso, doutor João Martins Teixeira Barbosa, destacou a importância da cooperação internacional e da agilidade na repressão a esses crimes: “A integração entre as forças de segurança internacionais, Polícia Federal e a Polícia Civil é fundamental para desmantelar redes que operam nas sombras do ambiente digital”.