A Polícia Militar realizou na tarde de segunda-feira (4) uma importante apreensão de drogas no bairro Cruzeiro Celeste, em João Monlevade. Por volta das 15h55, a corporação recebeu informações sobre o intenso comércio de narcóticos que estaria ocorrendo em um lote vago às margens da rua Cobre, próximo a uma ampla área de vegetação. Os militares realizaram ações de cerco e de bloqueio no entorno do matagal, considerado um terreno extenso.

Conforme a ocorrência, quando os policiais se aproximaram, os três indivíduos tentaram fugir, sendo perseguidos. No intento de escapar da abordagem, os fugitivos saltaram muros de residências, mas dois deles, ambos adolescentes de 17 anos, foram capturados e imediatamente apreendidos. A Polícia Militar identificou um terceiro, de 20 anos, e já está no seu encalço.

Materiais apreendidos

Os agentes apreenderam um pé e 79 porções de maconha, três porções e 24 pedras de crack, cinco pinos de cocaína, três cartuchos calibre .32, R$100,75 em dinheiro e duas lâminas. Os dois adolescentes e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais. Na linguagem legal, os menores responderão pelo ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.

O que é tráfico de drogas

O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da lei 11.343, de 2006, que prevê pena de cinco a quinze anos de prisão e 1,5 mil dias-multa a alguém que seja condenado por essa modalidade criminosa. É considerado um traficante de tóxicos quem os importa, exporta, remete, prepara, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, tem em depósito, transporta, traz consigo, guarda, prescreve, ministra, entrega a consumo ou fornece a substância ilícita a alguém, como a cocaína ou a maconha do caso acima, mesmo que sem pagamentos ou vantagens de qualquer tipo.

O réu ainda pode receber outras penas, caso, por exemplo, o comércio ilícito tenha ligações com outros países (tráfico internacional de drogas), ou exista uma conjuração entre criminosos para realizar o tráfico (associação para o tráfico de narcóticos). Também é proibida a posse e utilização de maquinário para fabricar entorpecentes, ou colaborar com o transporte ou com o financiamento dos narcóticos.