A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em João Monlevade, lançou nessa quinta-feira (2) a operação Férias Seguras 2025. O objetivo é reforçar a proteção social no mês de janeiro, quando as crianças estão fora da escola e muitas famílias viajam e deixam suas residências vazias. O lançamento da operação ocorreu à porta da sede da unidade, no quartel da avenida Wilson Alvarenga, no bairro Belmonte.

Durante a operação Férias Seguras, a corporação reforçará o seu efetivo, que estará motorizado. A força de segurança redobrará o policiamento em locais considerados estratégicos e nos horários de maior circulação de pessoas, e aumentará as abordagens preventivas. O foco é prevenir e reprimir os crimes contra o patrimônio, preservando a ordem pública e garantindo a tranqüilidade do cidadão de bem, tanto morador quanto visitante. A operação abre as comemorações dos 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, que serão assinalados a 9 de junho de 2025.

Confira as dicas de segurança e proteção da Polícia Militar para o cidadão durante a temporada de férias:

Ao sair de casa: Certifique-se de que portas e janelas estão devidamente trancadas. Evite deixar luzes acesas durante o dia, pois isso pode indicar ausência.
No comércio: Redobre a atenção com bolsas, celulares e objetos de valor, especialmente em locais movimentados.
No trânsito: Respeite as normas de trânsito, não misture álcool e direção, e mantenha documentos e pertences em local seguro.
Cuidados com crianças: Oriente os pequenos sobre como agir em caso de separação em locais públicos e mantenha sempre um meio de contato.
Em viagens: Informe um vizinho ou amigo de confiança sobre sua ausência e evite divulgar detalhes da viagem em redes sociais. A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população.

A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente é responsável pelo policiamento em João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era, Alvinópolis, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Dionísio, Dom Silvério e Sem-Peixe.