A Polícia Militar e a Prefeitura realizaram na tarde dessa terça-feira (10) uma operação de “ordenamento urbano” em João Monlevade. Conforme a polícia, as equipes visitaram locais alvos de reclamações dos cidadãos pela quantidade de usuários de drogas. Um dos pontos abordados foi a praça Domingos Silvério, também conhecida como “ponto fiscal”, no bairro Carneirinhos, um ponto de grande fluxo de transeuntes.
Os policiais afirmaram que abordaram várias pessoas em situação suspeita, prendendo uma delas, por uso e consumo de entorpecentes. A ação contou com limpeza das áreas antes usadas e eliminou artifícios e obstáculos usados para ocultar objetos ilícitos. Dessa forma, diz a PM, a comunidade ordeira poderá fazer melhor uso desses espaços públicos. Em nota, a Polícia Militar diz que “reforça seu compromisso com a ordem e a segurança, ao mesmo tempo em que busca soluções integradas para desafios sociais”.
“Ponto fiscal”
A praça Domingos Silvério, um dos pontos abordados na operação dessa terça-feira, é considerado um ponto nevrálgico no centro comercial monlevadense, com lojas de vários tipos, bancas, lanchonetes, mesas para jogos e uma movimentada parada de ônibus.
No entanto, conforme o A Notícia já havia informado em junho de 2023, comerciantes e transeuntes reclamam da presença de pessoas em situação de rua, constantemente embriagados e até sob efeito de drogas. As queixas referem-se às recorrentes brigas entre eles.