Uma operação policial conjunta descobriu um laboratório de produção e preparação de drogas no bairro Carneirinhos, em João Monlevade, nessa terça-feira (15). No local, foram encontrados cerca de 18 quilogramas de pasta base de cocaína e diversos produtos para refino da droga.
O trabalho é fruto da união entre a Polícia Militar de João Monlevade, a Agência de Inteligência da 17ª Cia PM Independente, o 58º Batalhão da PM de Coronel Fabriciano e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
A ação, realizada na Avenida Wilson Alvarenga, culminou na prisão de um homem de 28 anos. Conforme a Polícia, o imóvel servia como base para refino e embalagem de cocaína, sendo equipado com maquinários e materiais típicos do tráfico de drogas.
Durante a operação, os militares apreenderam uma grande quantidade de entorpecentes e equipamentos usados na produção da droga. Entre os materiais encontrados estão:
– 03 prensas hidráulicas com capacidade para 30 toneladas cada;
– 65 papelotes e 05 barras de cocaína;
– 01 liquidificador industrial (copo monobloco) da marca Skymsen;
– 01 balança de precisão;
– Diversos pacotes de pó branco (03 grandes e 13 médios);
– Utensílios como espátula e pegadores;
– 20 rolos de fita adesiva;
– Mala de viagem preta;
– 01 caderno com anotações e números de celulares;
– Dois litros de água destilada;
– Rolinhos para encapar, adesivos da marca Nike (incluindo modelos “tubarão” e transparentes), e 04 placas brancas com a inscrição da Nike.
A apreensão representa um duro golpe na atuação do tráfico na região do Médio Piracicaba.
O suspeito preso, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado à delegacia e permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na rede criminosa.
Vale do Aço e Monlevade
O tenente Bretas, do 58º Batalhão, concedeu entrevista à rádio Itatiaia Vale do Aço, explicando que a operação, que é um desdobramento de outras já realizadas pelo Gaeco, cumpriu uma ordem de busca e apreensão expedida pela comarca fabricianense. O homem preso, oriundo de Coronel Fabriciano, já havia sido preso no ano passado em Ipatinga com quantidade significativa de cocaína. Os agentes estiveram na rua Sapucaia, no bairro Floresta, apreendendo um invólucro médio de cocaína, uma balança de precisão e o telefone celular do suspeito.
O Gaeco e a PM levantaram um endereço em João Monlevade, deslocando-se e realizando várias diligências. Segundo o tenente Bretas, o indivíduo é integrante de uma quadrilha que atua até na região de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. As investigações prosseguem. O militar ressaltou que o endereço usado pelos criminosos é de alto padrão, num prédio com salas climatizadas, e a quantidade de substâncias ilícitas e do material usado no laboratório chamou a atenção das equipes.
Nova Era
A operação do Gaeco e da Polícia Militar prosseguiu, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Nova Era. As ordens judiciais foram executadas na rua Jade, no bairro Colina, e na rua dos Ferroviários, no bairro Manjahy. Durante as diligências, os agentes encontraram duas porções grandes e 25 papelotes de cocaína, duas buchas e quatro pés de maconha, duas pedras grandes de crack, uma balança de precisão, uma pistola 9 milímetros com 49 cartuchos, 18 cartuchos de calibre .38, R$594,00 em dinheiro, três máquinas de cartões bancários e 15 telefones celulares. Ao fim, foram presas duas mulheres, ambas de 26 anos, e quatro homens, de 21, 29, 31 e 34 anos.