A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou nesse sábado (10) um alerta contra o golpe do falso advogado. Bandidos entram em contato por telefonemas ou mensagens passando-se por escritórios ou profissionais de advocacia, para pedir dinheiro através de transferências Pix. Os marginais fingem ser defensores que realmente existem, valendo-se de informações verdadeiras e usando fotografias e logotipos para ganharem credibilidade.
Os criminosos costumam adotar um tom de urgência, demandando que a potencial vítima deposite os valores imediatamente, sem tempo para raciocinar. Outra tática usada pelos estelionatários é mencionar que a transferência é uma condição para liberar algum valor em dinheiro retido. Segundo a OAB, milhares de pessoas já foram lesadas.
Uma das advogadas que teve sua identidade roubada foi a presidente da Associação Mulheres em Ação de João Monlevade (AMA), Elivânia Felícia Braz. Ela denunciou em vídeo nas redes sociais que criminosos criaram um perfil com um número falso, usando a sua fotografia e entrando em contato com seus clientes; dois deles denunciaram a fraude. Elivânia Braz informou que ela própria entrará em contato com seus defendidos para dar continuidade ao seu trabalho.
A orientação da Ordem dos Advogados é que o cidadão desconfie desses pedidos alarmistas, e verifique a real identidade de seu causídico antes de pagar qualquer quantia. A OAB criou o portal ConfirmADV, um serviço gratuito que verifica se o advogado é real. A ordem orienta que os defensores que tenham tido sua identidade usada para a prática de estelionato denunciem o crime através da plataforma, enviando capturas de tela e guardando comprovantes do estelionato.