A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade anunciou nessa quarta-feira (23) que receberá um caminhão-tanque para o combate aos incêndios florestais. O veículo foi obtido através de transações penais, destinadas pela Vara Criminal e de Execuções Penais da comarca de João Monlevade. Agora, ele passará por adaptações em sua estrutura para poder entrar em operação.

Conforme o presidente da Brigada Florestal Voluntária, Saulo Amaral do Nascimento, o caminhão-tanque será adaptado para armazenas grandes quantidades de água. Dessa forma, o veículo poderá ser usado para combater as queimadas e as calamidades públicas. Nas palavras de Saulo Amaral, “a doação deste caminhão-tanque representa um marco para a brigada, que já desempenha um papel crucial na prevenção e combate a incêndios, além de atuar em emergências que afetam a cidade e toda a região. Com a adaptação, o veículo estará pronto para enfrentar situações de difícil acesso, garantindo operações mais rápidas e eficazes em áreas de risco, protegendo vidas e o meio ambiente”.

A Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade agradeceu a Juliana Cristina Costa Lobato, juíza responsável pela destinação dos recursos obtidos com as transações penais. O novo equipamento aumenta a capacidade de combate ao fogo, melhorando a segurança da comunidade do Médio Piracicaba. Conforme a instituição, “com essa importante aquisição, a Brigada Florestal Voluntária fortalece sua capacidade de ação, reafirmando seu compromisso com a proteção da população e a preservação das áreas verdes do município. A partir de agora, João Monlevade estará ainda mais preparada para enfrentar desafios ambientais e emergenciais, garantindo maior tranqüilidade para todos”.

As transações penais

Uma transação penal é um acordo firmado entre o Ministério Público e o réu em um processo por um crime com pena de até dois anos. O acusado antecipa o pagamento da multa ou a restrição de direitos, e em troca, não admite culpa, não é condenado, continua primário e fica sem antecedentes criminais. Para gozar desse direito, é preciso ter bons antecedentes, ser réu primário e desfrutar de boa conduta social. O Poder Judiciário pode aplicar os recursos auferidos com as transações penais em melhorias para a comunidade, como o caminhão-tanque da Brigada Florestal.