O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) abriu suas portas em João Monlevade nesta segunda-feira (29), dia em que o município completa 60 anos. À inauguração, considerada a principal entrega do aniversário, compareceram autoridades, militares dos bombeiros e de outras forças, voluntários de diferentes grupos de resgate, representantes de diversas instituições da sociedade e muitos populares. A sede do bairro Sion recebeu centenas de pessoas durante a manhã.

O tenente Anderson Ferreira, que comanda os postos avançados de João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo, afirmou que a abertura da unidade monlevadense cumpre um sonho aguardado há duas décadas, e agradeceu a receptividade da comunidade. Segundo ele, o posto começa funcionando com oito bombeiros, e em julho, após a formatura de uma nova turma de militares, deve ficar com o time completo e funcionando 24 horas por dia. Os bombeiros atuarão em todos os tipos de ocorrências, respondendo a incêndios, acidentes de trânsito, resgate em altura, entre muitos outros tipos. Ele ainda informou sobre a existência de tratativas para montar a sede definitiva da corporação no atual Terminal Rodoviário, no bairro Santo Hipólito.

A tenente-coronel Janine Gonçalves de Oliveira Rocha, comandante do 11º Batalhão de Ipatinga, enfatizou que o Corpo de Bombeiros atuará em cooperação com os grupos voluntários existentes na cidade, de modo a reforçar o atendimento aos moradores. O também tenente-coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes rememorou as conversas para implantar os bombeiros em João Monlevade, que já se estendiam desde administrações anteriores. O coronel Adriano Marcos Miranda, chefe do 5º Comando, destacou que os bombeiros são, há 20 anos, escolhidos pela população como o órgão mais confiável da vida social, e relembrou a demanda de atendimento advinda da BR-381, a “rodovia da morte”.

Conversas

O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), discursou no evento, e lembrou que as discussões para trazer o Corpo de Bombeiros à cidade começaram ainda no governo de Germim Loureiro (PMDB, 1993-1996). Já o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), recordou as várias viagens para montar a unidade, incluindo o afirmação do pelo coronel Edgard Estevo da Silva durante a inauguração do posto avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo, em junho de 2022: “Ele disse para o Laércio: ‘Levar os bombeiros para Monlevade depende apenas do senhor, prefeito'”. Ambos prometeram manter e reforçar os laços com os outros grupos, como o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), a Brigada Florestal Voluntária e os Bombeiros Civis.

Já o presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (Podemos), destacou a união de esforços de diferentes setores políticos e da segurança para trazer a corporação à cidade. Ao fim da cerimônia, Laércio e Fabrício receberam homenagens do 11º Batalhão, sediado em Ipatinga.

O posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar atenderá João Monlevade e os municípios vizinhos. A sua sede fica na rua Castanheira, 492, Sion. Seus telefones são o (31) 3193-0853 e o tradicional 193.