Dois homens, de 27 e 29 anos, foram presos na tarde desse sábado (21) pelos crimes de agressão, injúria, desobediência e ameaça em uma agência bancária na avenida Getúlio Vargas, no bairro Carneirinhos, em João Monlevade. A vítima acionou uma equipe da Polícia Militar que fazia patrulhamento, relatando que fora ao banco para retirar um extrato de sua conta. Ao aproximar-se do terminal eletrônico, prossegue seu relato, notou que havia um cartão eletrônico inserido na máquina.

Nesse momento, um dos homens o empurrou, e os dois se aproximaram do idoso para agredi-lo, sendo impedidos por dois amigos da vítima, que a defenderam. Em seguida, o idoso deixou a agência bancária e seus amigos o deixaram. Porém, um dos agressores sacou um maço de cédulas de dinheiro e esfregou no rosto da vítima, para humilhá-la, dizendo que tinham mais dinheiro que ela. Enquanto o idoso conversava com os policiais, os dois se aproximaram dele, insultando-o com palavras ofensivas e indecorosas.

Por isso, os agentes da lei deram voz de prisão aos dois pelos crimes de agressão e injúria, nos termos do Estatuto do Idoso (lei 10.741, de 2003). Os dois atacantes ainda tentaram resistir passivamente à prisão, desobedecendo às ordens dos militares e oferecendo força física contra a detenção. Os policiais precisaram usar técnicas especiais para vencer a resistência e executar a determinação que fizeram.

Os dois apresentavam sinais de que consumiram bebida alcoólica, com hálito etílico, olhos avermelhados, exaltação e nervosismo. Os agentes realizaram a triagem de um dos presos ao Hospital Margarida, quando ele ainda ameaçou os militares. Mesmo assim, os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.