Aparelhos deixam investigações mais rápidas, econômicas e seguras
A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada em João Monlevade, recebeu nesta segunda-feira (30) os equipamentos eletrônicos para a tramitação dos inquéritos. São 16 PADs para assinatura digital e 12 computadores novos, que serão usados em todas as comarcas abrangidas pela Delegacia Regional. Dessa forma, a unidade torna-se apta a começar a transição ao modelo digital.
Com a tramitação eletrônica, os inquéritos policiais são concluídos mais rápido, cumprindo diligências e medidas de urgência com mais agilidade. Outras vantagens proporcionadas pelos dispositivos é que eles garantem mais segurança às informações e provas colhidas durante as investigações e economizam recursos com a tramitação dos inquéritos de papel.
Os aparelhos são provenientes de uma parceria com o Judiciário, o Ministério Público e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). Os equipamentos foram comprados com recursos de transações penais, acordos com pagamento de multa para encerrar um processo criminal, firmadas junto ao Ministério Público. A aquisição atende a uma orientação do 12º Departamento de Polícia Civil, sediado em Ipatinga e ao qual a delegacia é subordinada.
Atualmente chefiada pelo delegado Bernardo de Barros Machado, a 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil abrange os municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era, Alvinópolis, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Dionísio, Dom Silvério e Sem-Peixe.