A Polícia Civil divulgou as estatísticas sobre violência contra idosos em 14 municípios do Médio Piracicaba. Os números mostram um acentuado crescimento dessas ocorrências em João Monlevade. Conforme a corporação, entre 1º de janeiro e 19 de junho deste ano, houve 26 registros desse tipo de crime, contra apenas três, em todo o ano passado, um crescimento de 766%. Os dados foram repassados na última semana.

Em Itabira, a quantidade de episódios da mesma natureza passou de 85 em 2022 para 72 no ano seguinte, uma queda de 15,29%. Até o dia 19 de junho, o município vizinho teve 50 anotações de crimes dessa espécie. Entre 2022 e 2023, algumas cidades tiveram acréscimos de casos: São Gonçalo do Rio Abaixo passou de 9 para 18 registros em um ano. Já em outras, como Bom Jesus do Amparo, os números passaram de 14 em 2022 para oito no ano passado.

De acordo com a PM, esses números englobam todos os crimes cometidos contra pessoas com 60 anos ou mais, independentemente de estarem previstos ou não no Estatuto do Idoso. Dos municípios do Médio Piracicaba, apenas Catas Altas, Dom Silvério e Santa Maria de Itabira não tiveram dados divulgados.

Dicas

O chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, delegado Gilmaro Alves, menciona os cuidados que as famílias devem tomar para evitar crimes contra os mais velhos. Um deles é preveni-los de telefonemas, mensagens de texto e de correio eletrônico fraudulentos, assim como as visitas de falsos profissionais. Outro é orientá-los a nunca abrir a porta para desconhecidos e a verificar a identificação dos prestadores de serviço. Uma terceira é instalar equipamentos de segurança em casa, como câmeras e alarmes.

Os idosos também devem ser acompanhados ao saírem de casa, principalmente ao irem a bancos, lojas e supermercados, preferindo horários de menor movimento. Ensiná-los a usar corretamente dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, pode prevenir crimes, assim como instalar aplicativos de emergência e de geolocalização. Também é importante instruí-los sobre a proteção de suas informações bancárias, usando senhas seguras e desconfiando de ofertas tentadoras.