O Cartório Eleitoral de João Monlevade lançou nesta segunda-feira (3) um alerta contra golpes emitidos em seu nome. Conforme o órgão, candidatos nas eleições do ano passado estão recebendo mensagens de correio eletrônico (e-mails) cobrando dinheiro para obter a baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de suas campanhas.

O objetivo dos golpistas seria deixar o candidato quite com a Justiça Eleitoral após pagamentos de despesas, o que não procede.

Uma das mensagens recebidas pelo cartório exigia que um candidato a vereador pagasse R$56,88 até o dia 28 de janeiro. O pagamento deveria ser feito copiando um código presente no próprio e-mail fraudulento.

Conforme o Cartório Eleitoral, os estelionatários ainda ameaçam a potencial vítima, prometendo que, em caso de “inadimplência”, ela será multada em um salário mínimo em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e terá seu nome incluído na dívida ativa.

Dúvidas

A chefe do Cartório Eleitoral de João Monlevade, Hortência Carvalho, pede que qualquer dúvida seja levada pessoalmente, na sede do órgão. O cartório fica na rua Florianópolis, 181, no bairro Carneirinhos, em João Monlevade.